Autarquia apresenta relatório do projecto «O Ciclismo vai à Escola» e o novo Clube de Ciclismo «Alves Barbosa»

O município da Figueira da Foz celebrou a 7 de fevereiro de 2018 o protocolo de cooperação «Ciclismo Para Todos», para implementação e desenvolvimento do projecto «O Ciclismo vai à Escola». Fazem parte desta parceria a Federação Portuguesa de Ciclismo e os agrupamentos de escolas Figueira Mar, Figueira Norte, do Paião e da Zona Urbana da Figueira da Foz.
No ano lectivo 2018/2019, perspectivando a implementação do projecto «O Ciclismo vai à Escola», o município figueirense assegurou a aquisição dos recursos materiais e humanos necessários para a implementação do projecto (estacionamento para bicicletas, bicicletas, capacetes, consumíveis, ferramentas) e desenvolvimento de actividades formativas, para alunos e professores.

Material adquirido:
16 bicicletas BTT 24” Rockrider LTD B’Twin;
24 bicicletas Rockrider 340 cinzento 26” B’Twin;
40 capacetes BTT ST 50 preto B’Twin;
4 kits de limpeza bicicleta 500 B’Twin;
4 caixas de ferramentas bicicleta 500 B’Twin;
8 cones de delimitação ténis (conjunto de 12) Artengo;
8 cones de delimitação ténis 19 cm (conjunto de 6) Artengo;
4 conjuntos de primeiros socorros waterproof tropenzorg bv;
4 bombas de pé airwork 10.0 sks;
4 suportes de bicicleta 500 B’Twin
Total do investimento – 7.313,00€

Refira-se que a Câmara Municipal realizou no dia 5 de junho uma actividade com os alunos do 2º ciclo do ensino básico dos quatro agrupamentos de escolas do concelho traduzida num passeio de bicicleta entre a Câmara Municipal e o Cabo Mondego, dirigida a 20 alunos de cada agrupamento, 10 em bicicletas afectas ao projecto e 10 em bicicletas próprias. A Câmara Municipal ficou responsável pela recolha e entrega dos alunos, das bicicletas, assegurando ainda a comunicação à PSP e a activação do protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa. Esta actividade foi incluída nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Agrupamentos de Escolas
No ano letivo 2018/2019, participaram no projecto cerca de 600 alunos distribuídos pelos quatro agrupamentos de escolas.
“Este projecto e a cidade da Figueira da Foz apresentam um enorme potencial para a prática do ciclismo, em contexto desportivo, escolar, recreativo e quotidiano, competindo ao município contribuir para o desenvolvimento da prática desportiva e para a promoção de estilos de vida saudáveis e padrões de mobilidade mais sustentáveis por parte da população”, salienta a autarquia.

Clube de Ciclismo «Alves Barbosa»
No próximo dia 21, pelas 11h00, na EB2/3 Pintor Mário Augusto, a autarquia apresenta publicamente o relatório deste projecto e o Clube de Ciclismo «Alves Barbosa», que nasceu no âmbito deste projecto municipal.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL