Ciclovias Eurovelo: Eco-pista liga Cantanhede à Figueira da Foz

Os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira vão passar a estar ligados por uma eco-pista. A obra, no âmbito da rede europeia de ciclovias Eurovelo (projecto da Federação Europeia de Ciclistas), incluirá aquisição de sinalização, regularização do pavimento e uma passagem sobre o Rio Mondego através da construção de uma ponte num investimento a rondar os 200 mil euros, a montante da localidade de Lares, que vai ligar a Vila Verde.
Os três municípios estão a trabalhar em conjunto na candidatura aos fundos do programa Valorizar, no âmbito do Portugal 2020, visando um financiamento de 85% dos custos totais do projecto, orçado em 1,4 milhões de euros.
O equipamento terá uma extensão de 79 quilómetros, 54,5 quilómetros na Figueira da Foz.
O projecto foi apresentado hoje manhã em Mira, numa reunião que juntou à mesa os presidentes dos municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, e ainda representantes das Comunidades Intermunicipais de Aveiro, Coimbra e Leiria, do Turismo de Portugal, Turismo Centro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Com este projecto pretende-se criar uma eco-pista que «nasce» em Mira, percorrendo a orla costeira pela Mata Nacional até à fronteira de Figueira da Foz (aqui junto ao estuário do Mondego) e Pombal.
Ligações a outros municípios a norte de Cantanhede e sul da Figueira da Foz estão equacionadas (ver ligações/secções aqui).

Ciclovia do Mondego até Vila Verde
Recorde-se que a «Ciclovia do Mondego» (com início no Cabo Mondego – Buarcos e que percorre praticamente as zonas marginal marítima e ribeirinha) irá ser prolongada da frente da estação da CP até à freguesia de Vila Verde.
O investimento é de perto de 600 mil euros e um prazo de execução de 10 meses. A obra, de cerca de 4km, foi adjudicada à empresa A. M. Cacho & Brás, Lda.
Segundo João Ataíde, o projecto assenta em três objectivos: a diminuição das emissões de CO2, ampliação do circuito clicável e requalificação dos espaços de usufruto público.
“Pretendemos uma maior abertura da cidade ao cidadão, no âmbito do Plano Estratégico de Mobilidade, tornando a cidade mais «amiga» do ambiente”, resumiu o presidente da Câmara Municipal.

70.000 km em 42 países
A Rede Europeia de Ciclovias (EuroVelo) inclui actualmente 15 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente Europeu.
O comprimento total destas rotas ultrapassa os 70.000 km e atravessa 42 países.
As rotas EuroVelo podem ser usadas por cicloturistas bem como pelos habitantes locais nas suas deslocações diárias. Muitas destas rotas encontram-se concluídas, mas outras estão em permanente desenvolvimento. Estima-se que até 2020, a rede esteja substancialmente completa.

Fotos: DR

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL