Com temperaturas elevadas: Autoridade Marítima Nacional aconselha precaução nas praias

As condições do estado do mar e a configuração das praias não estão favoráveis à prática balnear, apesar da previsão meteorológica do Instituto do Mar e da Atmosfera indicar um novo aumento das temperaturas para hoje e amanhã no Continente, em especial a norte e no centro.
A Autoridade Marítima Nacional relembra-se que apenas nas áreas onde os concessionários já iniciaram a sua atividade é que existe obrigatoriedade da presença de nadadores salvadores, encontrando-se por isso a maioria das praias, a nível nacional, sem vigilância e sinalização.
Reforça-se, igualmente, que a obrigatoriedade referida é objeto de fiscalização pela Polícia Marítima e que a lei está a ser cumprida.
As praias não estão ainda estabilizadas do ponto de vista físico e morfológico, o que conjugado com as características da ondulação junto à costa, resultam em perigos que não são visíveis nem podem ser antecipados:
- a ondulação constante e forte dos quadrantes de oeste impede ainda a reposição de areia para as condições normais da época de verão, criando fundões junto à linha de água;
- os perfis de gradiente (declive) das praias ainda não estão suavizados, existindo condições mais favoráveis para se formarem agueiros e correntes marítimas mais fortes junto à praia;
- a temperatura da água do mar é ainda baixa pelo que potencia o choque térmico.
Assim, existindo ainda estes fenómenos de perigo, que não são visíveis nem podem ser antecipados, alertam-se as pessoas que devem proteger-se e acima de tudo evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada.
Para sua segurança, a Autoridade Marítima Nacional alerta para o cumprimento das regras de segurança, devendo ser mantida, permanentemente, uma atitude de atenção redobrada junto à linha de costa.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL