Dia de São Julião

Igreja de S. Julião

São Julião de Antioquia (ou de Antinoe, Egito, como se descobriu mais tarde) foi um mártir do séc. IV, falecido provavelmente a 9 de janeiro de 302.
Filho de uma família cristã, Julião casou com a jovem Basilissa aos 18 anos, a pedido da família. Ambos manifestaram o desejo de servir unicamente a Deus e fizeram o pacto de manter a castidade e ajudar os necessitados.
Com a morte dos pais, o casal fez da casa um hospício com capacidade para mil pobres. Julião encarregou-se da ala masculina e Basilissa da feminina.
Julião foi denunciado às autoridades por albergar cristãos e como se recusou a abandonar a fé em Cristo e a adorar os ídolos pagãos foi torturado por um longo período até morrer. Basilissa terá conseguido ainda ajudar os pobres e leprosos até falecer, a 18 de novembro de 304.
Julião e Basilissa são lembrados pela Igreja Católica a 6 de janeiro, segundo o último ajuste oficial no Martirológio Romano.
Em locais como a Figueira da Foz, São Julião é celebrado ainda a 9 de janeiro. Além da Figueira, existem mais 35 freguesias em Portugal cujo orago é S. Julião, mas não se trata sempre da mesma entidade, visto existirem diferentes santos com o nome de Julião.

A extinção de S. Julião
A freguesia de Buarcos e São Julião (que agregou as duas freguesias) foi imposta pela reorganização administrativa decorrente da Lei nº 11-A2013, de 28 de janeiro.
Em julho de 2017, com 10 votos a favor (5 PSD, 4 PS e 1 CDU), duas abstenções (PS) e um contra, (PS) foi aprovada, na Assembleia Extraordinária de Freguesia de Buarcos e São Julião, a proposta que tem por base a petição pública «Por Buarcos e São Julião com Freguesias constituídas por órgãos autárquicos e territórios distintos e autónomos» (ver aqui).

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL