FigueiraSea: Alterações climáticas e sustentabilidade marítima em destaque

A ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz organizam a «FigueiraSea – Sustainable Expo Alliance». O evento irá decorrer entre os dias 25 e 28 de setembro, na Praça do Forte.
A sessão de abertura está agendada para as 18h00 do dia 25, na Praça do Forte, e conta com a presença já confirmada do secretário de Estado da Energia, João Galamba, do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, do presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Carlos Moita e do director do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE), João Carlos Marques.

Stands e start ups em exposição

Na Praça do Forte será colocada uma tenda com capacidade para aproximadamente 60 espaços de exposição (espaços de 3x3 = 9 m2). No exterior e devidamente organizado está definido espaço para exposição de actividades de maior dimensão (área de 25m2) também à volta de 64 espaços.
Dentro e fora da tenda a inovação, as start ups e o empreendedorismo têm uma área definida para que se possam dar a conhecer.
Haverá ainda lugar a uma zona de alimentação (num modelo street food) onde haverá um pequeno palco para alguma dinamização nomeadamente música ao vivo com a colaboração das escolas e músicos do concelho.

Associativismo e escolas associam-se

Estão programadas actividades de lazer associadas ao mar com a colaboração de entidades locais, nomeadamente o Clube Náutico, as secções de remo da Naval e do Ginásio, baptismos de surf com escolas de surf e os agrupamentos de escolas do concelho também se associaram a esta iniciativa envolvendo os seus jovens em diversas actividades. Está ainda programada a presença de uma fragata da Marinha, aberta a visitas ao público.

Universidade de Coimbra debate alterações climáticas

Fazendo parte do programa geral, a Universidade de Coimbra promove de 25 a 27, no Centro de Artes e Espectáculos, a «ISOC 2019 - Internacional Sustainable Ocean Conference».
Nesta 1.ª edição da ISOC, inserida no âmbito do projecto CentroAdapt e sob o tema «Adaptação às Alterações Climáticas: desafios ambientais, sociais e económicos do século XXI», a discussão será centrada nas oportunidades de desenvolvimento de novas pesquisas científicas, soluções e produtos para o combate e adaptação às alterações climáticas, com especial foco em três temáticas: ecossistemas marinhos, construção sustentável, qualidade ambiental.
Durante dois dias de sessões plenárias, workshops, atividades de networking, e exposições, participantes de todo o mundo irão analisar o estado-da-arte, apresentar descobertas científicas e soluções tecnológicas de adaptação às alterações climáticas, discutir os seus riscos e impactos, mas também identificar novas oportunidades de negócio e crescimento económico sustentável.
São esperados mais de 100 participantes, incluindo membros de vários organismos das Nações Unidas e ONGs, decision-makers nacionais e internacionais, investigadores e académicos, centros de I&D e de Inovação, policy-makers, empresários líderes do sector, analistas, business angels, investidores, estudantes, empreendedores, startups e PME.
Informações sobre inscrições e programa completo aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL