Iate acidentado com ferido ligeiro a bordo atraca na marina

O Capitão do Porto da Figueira da Foz, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa), coordenou durante a tarde de hoje, uma operação de assistência a um iate de bandeira francesa, com dois tripulantes portugueses a bordo, que declarou emergência motivada por uma entrada de água no espaço de máquinas da embarcação, quando se encontrava a efectuar a aproximação ao porto da Figueira da Foz.
O alerta inicial, efectuado por um dispositivo automático transmissor de localização de emergência, a partir da embarcação acidentada, foi recebido no MRCC - Lisboa, tendo sido empenhado o Salva-vidas "Patrão Macatrão" da Estação Salva-vidas, do Instituto de Socorros a Náufragos, para a última posição recebida, que distava cerca 11 km do porto da Figueira da Foz.
A embarcação acidentada terá ficado sem propulsão, sem energia eléctrica e sem comunicações, no final da manhã, após uma onda de maior dimensão ter quebrado os vidros do posto de governo, alagando o interior e causando avarias graves nos equipamentos eléctricos.
Após a tripulação ter conseguido restabelecer um dos dois motores, permitiu aproximar-se de um navio mercante fundeado à entrada no porto, que retransmitiu o pedido de assistência.
Após o redireccionamento da embarcação salva-vidas, a embarcação acidentada deu entrada no porto, que se encontrava com a barra fechada a embarcações com comprimento inferior a 11 metros, com a assistência próxima e recomendações de governo dos tripulantes da Estação Salva-vidas, atracando em segurança na marina da Figueira da Foz pelas 16h30.
À chegada estava uma ambulância do INEM para transportar um dos tripulantes com ferimentos ligeiros, para o Hospital da Figueira da Foz.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL