Manifestação contra instalação de centro de tratamento de resíduos na Marinha das Ondas

O pedido de licenciamento da instalação de um Centro Integrado de Valorização de Resíduos em Canto das Rosas, na localidade de Sampaio, freguesia da Marinha das Ondas, onde funcionou uma suinicultura, levou o Movimento Marinha Saudável a agendar uma manifestação pública domingo (dia 7), às 15h00, junto ao restaurante «Canto das Rosas».

A organização convidou os deputados à Assembleia da República eleitos pelo Círculo de Coimbra a comparecer no local, esperando igualmente a presença de João Ataíde e Diogo Mateus, presidentes da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Pombal, respectivamente.
A contestação - que conta com o apoio do presidente da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, Manuel Nada – tem por base a proximidade do centro a uma zona habitacional mas também de restauração. Também o autarca da vizinha Junta de Freguesia do Carriço (Pombal), Pedro Silva, associa-se ao protesto.
Este processo, sob a responsabilidade da empresa SS BioEnergias, encontra-se em fase de consulta pública até dia 19 de outubro.
A SS Bioenergias, SA foi fundada em 2009 “com o objectivo principal de dar uma resposta ambientalmente correta à gestão de resíduos pecuários, agrícolas e de escoamento de lamas de ETAR urbanas e industriais”. A empresa pretende arrancar com o processo em pleno durante o 1.º semestre de 2020 e num resumo não técnico defende “que se encontram reunidas as condições para a obtenção de licenciamento ambiental para as suas novas instalações. As características do projecto, a sua localização e os impactes avaliados anteriormente determinam que, no essencial, não se registarão impactes cumulativos significativos”.
Todo o pedido de licenciamento pode ser consultado aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL