Maria Isabel Sousa lança livro «O Mosteiro de Seiça e a fábrica de descasque de arroz»

Assinala-se hoje, com um programa promovido pela SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, os 505 anos da Feira de Seiça.
Desta forma, é lançado hoje, às 11h30 o livro de Maria Isabel Sousa com o título «O Mosteiro de Seiça e a fábrica de descasque de arroz».
“Mais um obra demonstrando que Seiça é feita de vários contextos e existem vários pontos a explorar e conteúdos não faltam, desde a história (incerta) às inúmeras estórias. Este trabalho é sobre a fábrica de descasque de arroz e não só. Para alguns, trata-se de um período menos bom. Para outros, traz óptimas recordações de muito trabalho, alguma prosperidade e mesmo memórias de infância, crianças a brincar, Feira d′Ano em outros moldes”, salienta a SMS para quem “o passado já lá vai e no presente as alterações e descaracterizações do mosteiro em prol da fábrica colocam hoje em causa o conseguirmos a classificação enquanto monumento nacional”.
A associação explica ainda que “havia todo um património de arqueologia industrial que a autora registou em fotografias e que também se reveste de interesse histórico. Passado que se cruza com a actualidade”.
Além da presença de feirantes e tasquinhas pela feira, às 16h00 será celebrada missa em honra a Nossa Senhora de Seiça na Capela Octogonal.
O programa termina com música popular portuguesa a partir das 17h00.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL