Misericórdia da Figueira pretende instalar pousada na Casa dos Pescadores

Hoje, segunda feira, ao final da manhã, a Misericórdia - Obra da Figueira apresentou o projecto para a Casa dos Pescadores de Buarcos, onde pretende instalar a Pousada Nossa Senhora dos Navegantes, com capacidade para cerca de 50 pessoas.
Trata-se de um edifício adquirido em agosto de 2014 por 452 mil euros (já totalmente pago) e onde foram, entretanto, feitos alguns investimentos de recuperação e preservação, nomeadamente no acesso principal, fachada, janelas e a recuperação total da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, onde já foram investidos desde a data da sua aquisição na reabilitação do prédio, mais de 164 mil euros.
Dada a grandeza do edifício, uma das alas foi cedida recentemente ao ISCAC para ali instalar a Escola do Mar, e o restante espaço irá albergar a Pousada Nossa Senhora dos Navegante, que segundo explicou o provedor Joaquim de Sousa, “é um projecto abrangente destinado ao Turismo Sénior, Saúde e Educação” que visa o acolhimento temporário de seniores e alojamento local para jovens.
Segundo António José Rolo, responsável por esta área, o projecto está entregue na autarquia onde aguarda aprovação, prevendo a Misericórdia - Obra da Figueira iniciar as obras de reconversão no final do Verão. Deverão prolongar-se por 10 meses e estão orçadas em mais de 407 mil euros, apoiadas num contrato de financiamento celebrado com o Fundo Rainha D. Leonor – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para recuperação total do edifício.
No rés-do-chão vão funcionar dois quartos, salas de serviços de saúde e de estar, copa e refeitório. No primeiro andar (que vai ter elevador), salas de estar, casas de banho, 6 quartos duplos com casa de banho, 4 camaratas para 4 pessoas cada em alojamento local.
Toda a pousada vai ter apoio médico permanente e internamentos temporário.

(José Santos)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL