Naufrágio: Marinha tenta mergulho a grande profundidade para encontrar mestre do «Veneza»

O navio hidrográfico da Marinha, NRP Almirante Gago Coutinho, detectou no fundo do mar, hoje ao final da manhã, a embarcação de pesca "Veneza" afundada na quarta-feira a cerca de 20 km da costa da Figueira da Foz.
A embarcação foi localizada com recurso às capacidades tecnológicas de um sistema sonar de varrimento lateral de grande precisão, instalado a bordo do navio hidrográfico "Almirante Gago Coutinho", operado por uma equipa do Instituto Hidrográfico.
Seguiu-se uma operação complexa, minuciosa e demorada para confirmar o estado da embarcação, com recurso a um outro equipamento operado remotamente, vulgarmente conhecido por ROV (Remotely Operated Vehicle). Este veículo subaquático, controlado a partir do navio de investigação científica da Marinha, permitiu a observação e recolha de imagens fotográficas e vídeo do navio afundado.
“Do que foi possível analisar até ao momento das imagens recolhidas, pode-se perceber que a embarcação está inteira e não existem indícios de rombos exteriores no seu casco”, refere fonte da Marinha adiantando que “infelizmente, dada a elevada turbidez da água, não foi possível com este veículo subaquático confirmar ainda se o mestre da embarcação se encontra no seu interior”.
A equipa de 10 mergulhadores da Marinha a bordo do navio hidrográfico, com capacidade de realizar operações de mergulho a grande profundidade, terá como missão prioritária, durante a manhã de amanhã, tentar efectuar um mergulho a 80 metros de profundidade, por forma a confirmar se o mestre da embarcação se encontra no interior da casa do leme e, se exequível, recuperá-lo.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL