Queda da ponte de Génova: Ponte da Figueira é parecida mas “perfeitamente segura”

Pelo menos 23 pessoas morreram hoje (último balanço) após a queda de parte da ponte Morandi, em Génova, Itália.
Tiago Abecassis, coordenador-adjunto de Especialização em Estruturas da Ordem dos Engenheiros, foi o convidado do Jornal da Noite da SIC Notícias.
O especialista recordou esta noite ser esta “uma construção polémica dos anos 60 pelo seu carácter inovador” com características especiais pelo facto de ser uma ponte com tirantes (diagonais do topo das torres e que suspende o tabuleiro/via). A ponte italiana é composta por segmentos amovíveis, independentes uns dos outros, que liga os vários tabuleiros.
Segundo Tiago Abecassis, existem no mundo algumas pontes com estrutura semelhante a esta, sendo em Portugal a Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz, a mais parecida.
“Esta (na Figueira da Foz, sobre o rio Mondego) é mais moderna e não tem o tipo de tirantes que esta (de Génova) tem. Além disso, tem outras condições de segurança. Está localizada numa zona portuária e com trânsito de navios, mas foi projectada e construída para suportar um embate de navios com centenas de milhares de toneladas”, disse Tiago Abecassis.
Resumindo, o responsável garantiu à SIC Notícias que “nesse aspecto é uma ponte perfeitamente segura e foi objecto de grandes trabalhos de reabilitação há cerca de 15 anos, com vários melhoramentos e que está monotorizada”.

Fotos
Ponte Morandi: DR/Stefano Rellandini/Reuters
Ponte da Figueira: Jorge Lemos

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL