S. João 2018: Feira das Freguesias: gastronomia, património e música

No âmbito das Festas da Cidade / São João 2018, arranca já amanhã (domingo), pelas 19h00, a Feira das Freguesias, este ano na Praça do Forte, um espaço que de 10 a 17 de junho volta a reunir num mesmo espaço as 14 freguesias do concelho, com as suas tradições, folclore, talentos e, claro, os pratos típicos mais saborosos, sendo que os principais têm a honra de constar n’A Mesa das Nossas Freguesias, uma novidade que permitirá encontrar, todos os dias, esse prato no menu da Feira, e até coleccionar as receitas.
Feijoada de sames (S. Pedro), raia enxambrada (Buarcos e S. Julião), bolos de sangue (Paião), arroz de cabidela (Moinhos da Gândara), chouriço assado de Quiaios (Quiaios), polvo com arroz (Tavarede), esturros (Marinha das Ondas), fritada à moda das Alhadas (Alhadas), papas de moado (Vila Verde), sopa gandaresa (Bom Sucesso), sarrabulho à gandaresa (Ferreira-a-Nova), sopa do Duque (Lavos), arroz doce (Maiorca) e bacalhau assado (Alqueidão) são algumas das iguarias que poderão ser saboreadas.
Novo mobiliário e as infraestruturas necessárias renovam a imagem desta celebração colectiva que conta ainda com uma instalação urbana, desenvolvida pela FLOWCO em colaboração com o Município, que vai iluminar as noites da festa e, seguramente, servir de cenário para muitas fotografias, incluindo as célebres «selfies».
A instalação, composta por diversos painéis, apresenta, em texto e utilizando tipos de letra distintos, alguns dos marcos históricos, culturais, sociais e artísticos de cada freguesia, reproduzindo, por exemplo, forais e outros textos antigos, além de expressões populares.

Inês Simões e Francisco Murta no 1.º dia

A Praça do Forte conta com dois palcos a que vão subir, como habitualmente, os ranchos, as bandas filarmónicas, os grupos de cantares e os grupos de dança das 14 freguesias, e ainda artistas bem conhecidos nacional e internacionalmente.
Amanhã, a música sobe ao palco pelas vozes dos figueirenses Inês Simões e Francisco Murta, depois das actuações dos Gaiteiros do Paião, da Banda da Sociedade Artística Musical Carvalhense, do grupo EnCantos e do Rancho Rosas de Maio.
Nos dias seguintes são muitas as actuações que animam a Feira das Freguesias, destacando-se os concertos com Raquel Tavares (dia 14), TT Syndicate e Mimicat (dia 15), Marta Carvalho e Aurea (dia 16) e Marley′s Ghost (dia 17).
A noite de S. João (23 para 24 de junho), conta com a presença de Herman José.

Desporto em destaque

Mas o mês do São João, na Figueira da Foz, tem muito mais para oferecer, desde logo as Marchas Populares e as tradicionais fogueiras na praia e arraiais por toda a cidade (dia 23). Ainda nesta noite, o céu volta a iluminar-se com o espectáculo piromusical em frente à «praia do Forte». A noite termina com o tradicional Banho Santo. No dia seguinte as atenções voltam-se para a missa, procissão e bênção do mar.
O desporto também marca presença, com a 12.ª Meia Maratona (amanhã, dia 10), a regata de S. João (dia 23) e a 4.ª Regata + Louca do Mondego (dia 30), e ainda com os desportos de praia em alta nos Figueira Cross Summer Games (dia 9) e no Figueira Beach Rugby Internacional (dia 30), eventos realizados no âmbito do programa Figueira Beach Sports City.
Como habitualmente, a «feira de S. João» assenta arraiais no parque de estacionamento da Avenida de Espanha.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL