Veleiro francês Marité de visita à Figueira da Foz

A Figueira da Foz acolhe a última escala do Marité na sua viagem marítima de promoção dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.
O Marité, veleiro histórico francês de três mastros poderá ser visitado na Marina da Figueira da Foz, com acesso livre e gratuito ao público, entre 10 e 14 de outubro, das 9 às 18 horas.
Dia 11 de outubro o capitão Mathieu Alluin e a sua tripulação vão receber a visita de uma turma de alunos da Escola Básica do 1º Ciclo de Abadias, para poderem explorar o Marité e visitar a exposição «Exotic Taste of Europe». A presença destes alunos está inserida num projecto pedagógico destinado a divulgar as regiões ultraperiféricas da União Europeia e os seus produtos agrícolas, bem como o logótipo que os identifica, o símbolo RUP, às crianças em idade escolar da Europa continental, e proporcionar um intercâmbio de desenhos com crianças das RUP.
As crianças da Figueira da Foz vão entregar os seus desenhos de uma RUP e dos seus produtos agrícolas ao capitão Matthieu Alluin, que os fará chegar a uma turma de crianças das ilhas Canárias que, por sua vez, irão retribuir com outros desenhos da RUP Canárias e dos seus produtos, não como imaginam, mas como tão bem conhecem.

Sob as estrelas da sorte

Em três anos de viagem, o Marité atracou em 17 cidades portuárias da Europa, tendo realizado duas escalas em Portugal, Lisboa (2017) e Porto (2018).
Esta é a última de 18 escalas da maior das acções levadas a cabo no âmbito da campanha «O Símbolo RUP nasce sob as estrelas da sorte», ao abrigo de um programa europeu de que visa dar mais notoriedade e aumentar o conhecimento dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas e do símbolo que garante a sua origem e qualidade europeia.
A bordo estará patente a exposição fotográfica «Exotic Taste of Europe», que já recebeu mais de 45.000 visitantes. Trata-se de um conjunto de fotografias do cultivo de frutas e legumes de 4 das 9 regiões ultraperiféricas da União Europeia (RUP): Madeira (Portugal), Canárias (Espanha), Guadalupe e Martinica (França).
São paisagens deslumbrantes, onde se podem ver os terrenos férteis de quatro ilhas de sonho, bem como retratos de agricultores e os “frutos” do seu trabalho.
Com particular destaque para o cultivo da banana, a exposição dá também a conhecer outros produtos desses territórios europeus, tais como as uvas, o maracujá, a anona, o abacate, a cana-de-açúcar, o tomate, entre outros.
Para Jorge Dias, gerente da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda., uma das três organizações promotoras do programa de promoção: “O tour do veleiro Marité, com as suas 18 escalas em cidades portuárias, foi uma acção carregada de simbolismo. O veleiro representa simultaneamente a distância e a aproximação entre as Regiões Ultraperiféricas e os países da plataforma continental europeia. As velas do histórico veleiro transmitem uma mensagem das RUP: origem e qualidade.”
“A componente pedagógica desta acção permitiu chegar às crianças, a geração que construirá o futuro da Europa, através da sensibilização e transmissão de conhecimentos sobre os territórios ultraperiféricos da UE e os seus produtos agrícolas, e sobre os valores europeus intrínsecos ao seu cultivo: qualidade, sustentabilidade, sabor e rastreabilidade.”, acrescenta Jorge Dias.

A campanha sob o mote "O Símbolo das Regiões Ultraperiféricas Nasce Sob as Estrelas da Sorte”, foi uma iniciativa das três organizações que representam o sector das bananas europeias: GESBA (Madeira - Portugal). ASPROCAN (Ilhas Canárias – Espanha) e UGPBAN (Guadalupe e Martinica - França). O objectivo é o de promover as produções agrícolas nesses territórios, com destaque para a cultura da banana, e o símbolo gráfico que garante a sua origem e qualidade europeia.
A União Europeia co-financia esta campanha de três anos (2017-2019) realizando acções de informação e promoção em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Polónia.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL