5ª São Silvestre Figueira da Foz espera 1.500 atletas

Numa organização conjunta do Atletas.net e da Câmara Municipal da Figueira da Foz numa parceria com as juntas de freguesia de S. Pedro, Vila Verde e Buarcos e São Julião, realiza-se dia 22 de dezembro a 5ª São Silvestre Figueira da Foz.
Uma prova que pela primeira vez une as duas margens do Mondego pela Ponte Edgar Cardoso. A estrutura não será encerrada ao trânsito, ficando contudo condicionada a fim de garantir as condições de segurança necessárias.
O evento divide-se em três momentos: corrida (10 km) e mini-caminhada (6,8 km), ambas com passagem pelas freguesias de S. Pedro, Vila Verde e Buarcos e S. Julião) e ainda corrida da pequenada (500 metros).
Refira-se que a Corrida da Pequenada é considerado um evento de demonstração, não competitivo e por isso não sujeito ao escalonamento etário. Destina-se a crianças dos 4 aos 10 anos de idade, podendo cada criança ser acompanhada por um adulto em plena prova, uma vez que a mesma não é competitiva. Por razões de segurança, a Corrida da Pequenada está limitada a 120 participantes.

Na apresentação da Corrida, a vereadora do Desporto referiu que a corrida tradicionalmente acontece na marginal oceânica, zona que se encontra a receber obras de requalificação, impedindo assim a realização do evento. A escolha deste local e da manutenção da prova assenta em dois factores: “não se perder - com o hiato que poderia acontecer com a não realização – a fidelização dos atletas o que poderia custar muito caro no futuro”.
Por outro lado, permite oferecer aos participantes uma prova com tempos e resultados a contar para o calendário nacional desportivo.
Mafalda Azenha destacou ainda a mais valia do percurso que dá a conhecer, aos participantes, outros pontos do concelho.

José Henriques (atletas.net) considerou ser este “o momento ideal” para uma corrida pela ponte, uma intenção de há algum tempo e que até agora nunca se proporcionou.
O transporte dos participantes entre as duas margens representa “um esforço logístico considerável e uma responsabilidade acrescida”. José Henriques informou ainda que os tempos serão certificados.
“O percurso está muito bem construído, embora diferente do habitual. Estamos expectantes e contamos com a presença de 1.500 atletas”, reforçou o responsável.

Vítor Alemão recordou que Freguesia de Vila Verde “tem um longo historial, é um baluarte de provas de atletismo nacionais e internacionais”.
Lamentou o presidente da Junta que o percurso estabelecido não contemple uma área maior nesta freguesia. Ainda assim, sustentou, “esperemos que este seja um clique, um despertar, para uma modalidade desportiva muito acarinhada na freguesia”.
José Charana, representante da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, invocando os motivos da não realização da corrida em moldes habituais, salientou que “há males que vêm por bem, a prova tem «pernas para andar»”. No entanto, deixou um alerta: “vamos fazer uma avaliação final da corrida (neste percurso) para percebermos a sua continuidade”.
José Salgueiro, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, congratulou-se pelo percurso que se inicia nesta freguesia do sul do concelho e “que engrandece o evento”.

Programa-horário geral:
• 16h45 - Corrida da Pequenada femininos . Partida e chegada frente ao edifício da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

• 16h50 – Corrida da Pequenada masculinos. Partida e chegada frente ao edifício da Câmara Municipal da Figueira da Foz)

• 18h30 – Caminhada (6,8 km). Partida na Praia da Cova (junto ao Coreto, frente à praia) e chegada frente ao edifício da Câmara Municipal da Figueira da Foz

• 18h30 – São Silvestre Figueira da Foz (10km). Partida na Praia da Cova (junto ao Coreto, frente à praia) e chegada frente ao edifício da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

• 19h30 - Cerimónia de entrega de prémios. Frente ao edifício da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Inscrições e informações aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL