CAE recebe Congresso Nacional de Educação Física

O 11º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, com o tema «Avaliar para Melhorar na Educação Física, no Treino Desportivo e no Exercício e Saúde».
Neste âmbito, o congresso procura responder à questão “como podemos estruturar o processo avaliativo para a melhoria da nossa acção nas áreas da Educação Física, do Treino e do Exercício e Saúde?”. Tal como em edições anteriores, o evento conta com conferências, painéis de discussão, comunicações livres e 32 workshops (a ter lugar no parceiro Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho) com especialistas em cada uma das áreas.
A 11ª edição do Congresso Nacional é organizado em conjunto pelo Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e, este ano, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e pela Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra.
Desde a sua 1ª realização, em 1988 (Figueira da Foz), até à mais recente em 2016 (Porto), que o CNEF se tem constituído como uma referência de qualificação profissional em diferentes contextos, mobilizando um número muito significativo de profissionais.
Para a vereadora Mafalda Azenha, este congresso irá expor múltiplas realidades nos campos da Educação Física e Desporto, revelando-se numa “salutar troca de experiência e conhecimento que nos permitem, também, melhorar as nossas performances”.
Destacando o apoio prestado pela autarquia figueirense ao Desporto Escolar, a vereadora do Desporto considerou ainda que este congresso apresenta duas vantagens: “a validação do que fazemos e a avaliação, para podermos fazer ainda melhor”.
Nuno Ferro (presidente da SPEF) destacou por seu lado o ambiente de partilha entre todos os congressistas que traz a público “assuntos e temas prementes” da Educação Física e desporto em geral e que “devem ser colocados na agenda”.
O responsável sublinhou a ligação aos centros de investigação que “apresentam evidências e trazem conhecimento a quem na prática trabalha” defendendo que “este tema não é fácil, mas é desafiante” até porque “a discussão e debate trazem conhecimentos acrescidos”.
“Temos todas as condições para termos aqui um congresso de sucesso”, disse Avelino Azevedo (presidente do CNAPEF), reportando-se não só aos congressistas mas também aos especialistas nacionais e estrangeiros que se irão distribuir pelos 32 workshops, 4 painéis, 3 conferências, seminários e exposições.
Entretanto, a organização decidiu alargar o prazo de inscrição (a preços reduzidos) até dia 17 de outubro. O congresso conta com acreditação para professores de exercício físico, treinadores e técnicos de exercício físico.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL