Com percurso inédito: Dulce Félix é a madrinha da Meia Maratona Internacional da Figueira da Foz

Continuam abertas as inscrições para a Meia Maratona Internacional da Figueira da Foz, prova que terá lugar dia 10 de junho, num percurso feito sempre à beira-mar e à beira-rio. Parte da prova decorre na zona internacional do Porto Comercial da Figueira da Foz, uma decisão só possível com a envolvência das entidades portuárias, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Posto de Fronteira Marítimo.
“Entendemos que a passagem da Maratona (por esta zona de fronteira internacional) é importante para o Turismo, algo inovador e diferente e que pode incentivar a participação”, disse Isabel Marques, a responsável local pelo SEF e Posto de Fronteira Marítimo explicando ainda que “mantendo todas as condições de segurança, desanexamos parte da área internacional”.

Dar o salto qualitativo

Como novidade deste ano, o evento deixa de ser tecnicamente coordenado pela Atletas.net, substituída pela Last Lap, sendo a organização da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Dulce Félix, atleta portuguesa de fundo e corta-mato, detentora de vitórias nacionais, europeias e mundiais, é a madrinha da prova.
A Last Lap pretende dar um outro impulso, internacional, ao evento, pelo que já inscreveu a Meia Maratona no European Athletics (associação europeia de atletismo), obtendo três estrelas. O próximo passo, obter a cotação máxima de cinco estrelas, precisando para tal da presença de três mil participantes.
Carlos Monteiro, presidente da autarquia, explica a mudança que passa por "dar o salto qualitativo e quantitativo” do evento, afirmando que “temos condições únicas para uma prova desta natureza e acreditamos que teremos um incremento de participantes”.
Segundo o edil, o orçamento para esta edição passou de 25 mil euros (contrato acumulado de três anos por objectivos) para 40 mil euros.
Mafalda Azenha destacou a beleza natural de todo o percurso que confere à prova “um cunho diferenciador".
Adianta ainda a vereadora do Desporto que o percurso da prova deste ano não irá incidir na zona das Abadias a fim de se evitar constrangimentos de trânsito.

À espera de novos recordes

A prova congrega quatro modalidades distintas de inscrição obrigatória - meia maratona de 21,097km (com início e fim em frente à Câmara Municipal, passa pelo Porto Comercial e zona do Cabo Mondego), corrida 10Km (para maiores de 18 anos), caminhada de 5 km (maiores de 16 anos) e Kids Race (dos 5 aos 12 anos - inscrição gratuita) - permitindo deste modo alargar o leque de participantes dos oito aos oitenta, sem esquecer a já habitual e cada mais recorrente participação de famílias.
A vertente competitiva continua a marcar presença pelo que a organização espera a obtenção de novos recordes em todas as vertentes mais significativas do evento, o que passa pela melhoria dos tempos obtidos no percurso em ambos os sexos e no reforço de uma prova que se pretende assumir como uma referência no atletismo.
A organização espera a participação de 300 atletas na meia maratona e no total 1.500 presenças.
Quanto a inscrições, a Meia Maratona tem neste momento um custo de 12 euros, mas com o aproximar da data passa a 14 euros.
Na Corrida os participantes pagam entre 8 e 10 euros (conforme a data de inscrição) e na Caminhada entre 5 e 7 euros euros. A prova Kids Race é gratuita.
As INSCRIÇÕES terminam a 30 de maio, estando já agendado para os dias 26 de maio e 2 de junho treinos de preparação, abertos ao público, sob a responsabilidade do parceiro local, a Bio Team Run.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL