«Dia do Ginásio»: “a maior manifestação associativa de um clube da região Centro”

Dia 15 de junho, com concentração às 10h30 junto ao Pavilhão Galamba Marques, o Ginásio Clube Figueirense organiza mais uma edição do «Dia do Ginásio», com a presença da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
Neste «Dia do Ginásio» o clube pretende reunir entre 800 a 1.000 presenças.
O evento, segundo Joaquim de Sousa, “é a maior manifestação associativa de um clube da região Centro”. Para o presidente da Assembleia Geral do clube, a concentração “mostra a coesão e dimensão” do Ginásio.

Distinções e novas viaturas

O «Dia do Ginásio», que já se realiza desde 2006 (iniciou-se então como 1.º Grande Encontro de Gerações), tem sido repartido entre Caminhada e Passeio Ciclista. A edição deste ano é um passeio em duas rodas para ginasistas, mas aberto à comunidade em geral.
O percurso é de 10 km, saindo do Pavilhão, percorrendo algumas ruas e praças locais, passando pela Tamargueira e terminando no Palácio Sotto Mayor onde irá acontecer o tradicional almoço-convívio a partir das 13h00. Antes, serão distinguidos os 36 campeões nacionais e 3 atletas internacionais (2018) do clube. Oportunidade para homenagear a empresa Sorefoz com o título honorário do clube e como sócios de mérito Joaquim Duarte Faria e Ana Bessa. O primeiro, na qualidade de introdutor de diversas modalidades desportivas na cidade (com destaque para o futebol) e mecenas do remo, a segunda enquanto campeã da modalidade de tiro prático.
Neste encontro será ainda entregue a distinção «Adepto do Ano», que se encontra neste momento no «segredo dos deuses». O título é entregue a alguém que não faça parte dos corpos directivos, nem seja atleta, mas sim alguém que emane da massa associativa do clube.
Neste convívio no Palácio Sotto Mayor serão também apresentadas as duas novas embarcações do clube, um yolette de 4 remos que recebe o nome de António Rainha e um doble que recorda Pedro Tomé, treinador recentemente falecido. Por fim, o Ginásio apresenta a sua mais recente viatura mista de apoio à secção de remo. Investimentos integralmente suportados pelo Ginásio: as embarcações orçam em 15 mil euros e a viatura em 31 mil euros.

“Uma gestão contida”

O Ginásio Clube Figueirense disponibiliza actualmente a prática de 14 modalidades desportivas, ressalvando-se a recente secção de futsal e a inaugurar em breve, de boxe.
O clube conta, presentemente, com um milhar de praticantes desportivos e cerca de dois mil sócios. Promove, ainda, um programa solidário de atribuição de bolsas que facilita (na totalidade ou parcialmente) a prática desportiva de jovens em situação sócio-económica desfavorecida.
“Temos mantido uma gestão contida, na herança de Jorge Galamba Marques. O Ginásio tem uma cultura de contenção financeira que nos permite sobreviver sem grandes sobressaltos”, refere Joaquim de Sousa recordando apoios que provêm de patrocínios privados directos anuais e candidaturas a que o clube vai concorrendo porque, salienta, “somos um clube de credibilidade e estabilidade”.
E nesta linha da gestão interna, Joaquim de Sousa sublinha que o remo, por exemplo, segue a orientação interna da linha da contenção financeira. O chamado remo de lazer e turismo náutico, dinamizado pela dirigente Rute Costa, é também uma fonte de financiamento.
Joaquim de Sousa abre um parêntesis para regressar alguns anos e recordar que “no período do reajustamento financeiro a autarquia, através da então vereadora Isabel Maranha Cardoso, pediu-nos para dar o exemplo e facilitar as finanças da Câmara. De uma dívida de 100 mil euros que tinha connosco, prescindimos de 20 mil euros”, adiantando ainda que “hoje não o faríamos”.

Texto: Jorge Lemos
Foto: José Santos

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL