Portugal O’ Meeting até dia 5

Decorre até dia 5 a 24.ª edição do POM’19 - Portugal O’ Meeting 2019, a maior prova internacional de orientação do país numa organização da Associação Desportiva do Mondego (ORI Mondego), com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e Câmara Municipal da Figueira da Foz. A prova conta com mais de 2.600 atletas oriundos de 31 países, dos 8 aos 80 anos.
Na cerimónia de abertura do POM’19, ontem na Esplanada Silva Guimarães, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, referiu que “o evento em causa é de grande importância competitiva não só em termos nacionais, mas também em termos da projecção do nosso país além fronteiras e da própria cidade da Figueira da Foz, considerada como um dos melhores locais para a concretização desta modalidade desportiva que tem vindo a acrescer consideravelmente em termos de número de praticantes.”
O presidente da Câmara não escondeu a sua satisfação pela escolha da cidade para concretização da prova, assumindo tratar-se de “uma modalidade competitiva muito ligada às questões ecológicas e à sustentabilidade do meio ambiente, encontrando na Figueira da Foz cenários propícios para a concretização da mesma, sem esquecer a capacidade de resposta por parte da nossa hotelaria local que coloca em evidência a nossa capacidade de receber e saber receber”.
“Escolher a Figueira da Foz prestigia a cidade e temos de reconhecer que de facto temos excelentes condições para a prática da orientação. Os clubes locais têm estimulado muito a prática da orientação e têm já um grande número de atletas”, disse João Ataíde.

“Este é o maior evento em termos nacionais. Nos países nórdicos, nesta altura do ano, é impossível fazer orientação, por isso há muitas selecções e atletas que vêm cá treinar.
Estamos a falar de um grande número de atletas com 55 ou mais anos, muitos deles já reformados e que aproveitam o nosso sol e o nosso tempo e que preferem este tipo de terrenos mais macios, com areias e dunas.
Atingimos este ano o maior número de sempre de participantes. Há dois anos chegámos aos 2.500 e agora passamos os 2.600, houve um salto muito grande.
Este é um evento que dá um grande contributo em termos turísticos para as localidades onde se realiza”.
António Amador – Federação Portuguesa de Orientação

“É muito difícil explicar a emoção que nós sentimos ao ver chegar este dia depois de uma preparação de dois anos. Começamos já a sentir aquela nostalgia de tudo chegar ao fim, mas é de uma gratificação enorme chegar aqui e ver esta esplanada cheia, esta envolvência. Para nós, tudo isto é muito emotivo, é sinal que o trabalho que temos vindo a realizar está a dar frutos.
Nós ganhámos no dia em que conseguimos a candidatura porque depositaram em nós a confiança de que tínhamos condições para realizar o Portugal O’ Meeting.
Saliento que este não é um evento da Associação Desportiva do Mondego mas sim da orientação. Apenas coube-nos a responsabilidade de o organizar”.
Susana Mora - organização

Programa próximos dias
3 de março (dia 2 – domingo): Quiaios
10h00 – Distância Média – Competição
13h30 – PreO – Quiaios (partidas a 1200m da arena)
18h00 – PreO – Cerimónia de entrega de prémios – Arena Quiaios

4 de março (dia 3 – segunda-feira): Distância Média WRE Quiaios
10h00 – Distância Média WRE (World Ranking Event)
15h00 – Cerimónia de entrega de prémios WRE – Arena Quiaios

5 de março (dia 4 – terça-feira): Distância Longa Quiaios
09h00 – Distância Longa (chasing start para os escalões de Elite na arena) – Quiaios
10h00 – Mass Start para os restantes atletas dos escalões de Elite na arena – Quiaios
14h00 – POM2019 – Cerimónia de entrega de prémios – Arena Quiaios

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL