Semana Europeia do Desporto - 6 medidas para mais e melhor Desporto

Em 2017, as Câmaras Municipais investiram mais de 216 milhões de euros em atividades desportivas. A organização de eventos, manutenção de espaços desportivos, e apoio às coletividades, são algumas das áreas para as quais os municípios disponibilizam mais recursos. De igual forma, um valor aproximado de 80 milhões de euros, foram direcionados para a construção de espaços desportivos, fortalecendo a imagem das autarquias como as entidades públicas que mais investem na criação de condições para a prática desportiva.

Pese embora todo este investimento, que tem vindo a crescer nos últimos cinco anos, Portugal tem a taxa mais alta de inatividade física da União Europeia, pelo que há algo não está a correr bem nas políticas desportivas municipais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), dá algumas sugestões de medidas com impacto direto nas populações e para as quais os investimentos devem ser orientados, visando um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis:
1. Reforçar a Educação Física - oferta de uma educação física escolar de qualidade e com mais oportunidades de formação desportiva.
2. Atividade Física nos serviços de saúde e serviços sociais - sistemas de avaliação e aconselhamento de pacientes sobre o aumento da atividade física e a redução do comportamento sedentário, devidamente coordenados com a oferta desportiva local.
3. Diversificar a oferta desportiva – programas desportivos em espaços naturais, artificiais, comunitários, laborais, etc.
4. Oferta para a população sénior – diversificar os locais e oportunidades de prática de exercício físico, devidamente orientado por técnicos especializados.
5. Dar prioridade aos programas para os menos ativos – direcionar programas desportivos para segmentos mais vulneráveis da população local.
6. Iniciativas ao nível comunitário – fomentar a colaboração com associações locais, dinamizando a criação de núcleos de prática de exercício físico regular.
Não é suficiente alocar mais dinheiro. O aumento do investimento deve ser conjugado com a clarificação das políticas desportivas, o envolvimento da comunidade e uma avaliação constante dos resultados obtidos. Só assim se poderá ter mais e melhor Desporto.

Gastão Sousa
Professor de Educação Física
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL