A História da Restauração da Independência, contada pelo director aos alunos do 4ºano da Escola do Serrado

No dia 4 de dezembro, o director do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Pedro Mota Curto, deu uma aula aos alunos do 4º ano da Escola do Serrado.
No dia 11 de dezembro recebeu uma carta escrita por esses alunos:

“No dia 4 de Dezembro recebemos a visita do director do nosso Agrupamento, para nos falar sobre a Restauração da Independência de Portugal, que aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1640.
Ficámos a saber que durante vários anos o país foi governado por D. Sebastião que não tinha mulher nem tinha filhos, não havendo assim descendentes ao trono, após a sua morte.
D. Sebastião era muito ambicioso e arriscou demasiado na Batalha de Alcácer Quibir, em Marrocos, no ano de 1578.
O director, na sua exposição, também nos contou, que durante sessenta anos fomos governados por reis que eram simultaneamente reis de Espanha e de Portugal, D. Filipe I, D. Filipe II e D. Filipe III.
Os portugueses estavam muito descontentes e por isso no dia 1 de Dezembro de 1640 conseguiram expulsar os representantes do rei espanhol e proclamaram D. João Duque de Bragança, como Rei de Portugal, D. João IV.
O director também nos contou um facto bastante interessante, que foi o facto da espada de D. Afonso Henriques ter desaparecido na Batalha de Alcácer Quibir, em Marrocos, não tendo até aos dias de hoje sido encontrada, nem se sabendo do seu paradeiro.
Esta aula foi muito interessante e no final agradecemos a disponibilidade do director para estar connosco e nos transmitir tantos dos seus conhecimentos históricos, entregando-lhe um certificado que atesta a sua passagem pela turma do 4º L da Escola do Serrado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar)”.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL