Actividades do Agrupamento de Escolas Figueira Mar

Equipa de Boccia foi a Coimbra


No dia 16 de janeiro, os alunos da equipa de Boccia, da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, participaram no 1º Torneio de Boccia, que teve lugar na Escola Silva Gaio, em Coimbra, estando igualmente presentes os alunos das Escolas Silva Gaio e D. Dinis, ambas de Coimbra.
A Bernardino Machado esteve representada por duas equipas e mais duas atletas que competiram a título individual.
Todos os alunos tiveram uma boa prestação, tendo conseguido o maior número de pontos por equipas e a terceira pontuação, a nível individual.
Os alunos foram acompanhados por professores e assistentes operacionais.
O próximo torneio terá lugar no dia 14 de fevereiro, na Figueira da Foz, na Bernardino Machado, escola sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar.


Alunos viveram no Espaço sem sair da Terra

No dia 14 de janeiro, os alunos do Agrupamento de Escolas Figueira Mar (Escola Infante D. Pedro e Escola Secundária Dr. Bernardino Machado) assistiram, no auditório municipal da Figueira da Foz, à palestra «Viver no espaço...mas aqui na Terra», proferida pelo cientista Nuno Loureiro, que tem desenvolvido diversas investigações e trabalhos ao serviço das agências espaciais europeia (ESA) e norte-americana (NASA), desempenhando actualmente as funções de investigador da Fundação Champalimaud, na área da Neurociência.
Esta actividade integrou-se na Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica e teve por objectivo dar a conhecer aos alunos algumas das características do ambiente espacial que fazem com que a exploração espacial não seja uma tarefa simples.
A apresentação foi feita relatando experiências e simulações que podem ser executadas no planeta Terra, como preparação para futuras viagens no espaço, tendo sido dado especial ênfase a experiências em voos parabólicos e simulações de missão ao planeta Marte, em relação às quais o cientista Nuno Loureiro partilhou com os alunos figueirenses as suas experiências pessoais.
Toda a audiência escutou com interesse esta prelecção. No final, a conversa continuou, entre o jovem investigador e um grupo mais restrito de alunos que se interessa bastante pela astrofísica e pela engenharia espacial.
A actividade foi organizada pelos professores de Física e de Química do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, que também acompanharam os seus alunos.

O Parlamento dos Jovens na Escola Secundária Bernardino Machado

A sessão escolar do Parlamento dos Jovens (Ensino Básico) decorreu no dia 15 de janeiro, na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado na qual os deputados Ana Luísa Matos, Gabriel Valente e Luana SIlva (suplente), foram eleitos pelos seu pares (alunos do 8º ano) para representar a Escola Bernardino Machado na sessão distrital, em Coimbra, que decorrerá no dia 25 de fevereiro.
Após a tomada de posse dos deputados, as medidas propostas pelas duas listas foram apresentadas, debatidas, negociadas e finalmente, votadas. Os deputados elegeram um candidato à mesa da sessão distrital, a deputada Matilde Carvalheiro e propuseram o tema «Informação no século XXI» como tema para o Parlamento dos Jovens de 2020.
Os «trabalhos parlamentares» foram coordenados pela professora Ana Rola (speaker).

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL