Actividades do Agrupamento de Escolas Figueira Norte

Rui Miguel Fragas

25 de Abil comemorado no AEFN

Rui Miguel Fragas

25 de Abil comemorado no AEFN

Entrega de prémios do concurso Bem Dizer, Bem Escrever

No dia 23 de abril, às 9.30h, decorreu a entrega de prémios do concurso «Bem Dizer, Bem Escrever» aos alunos da escola Cristina Torres.
Esta actividade, promovida pelo projecto Saber Português, foi desenvolvida ao longo dos 1º e 2º períodos nas aulas de Português de todas as turmas do 3º ciclo do ensino básico do agrupamento e constou da resolução de uma ficha mensal sobre conhecimentos da língua portuguesa. O aluno que obteve o maior número de pontos de cada turma foi o premiado.
Foram entregues prémios a todos os alunos vencedores de cada turma do 3º CEB da escola: 7º ano – Duarte Camarinho, Luana Carraco e Pedro Caetano; 8º ano – Tomás Monteiro, Tiago Silva, Alexis Vieira e Beatriz Duarte; 9º ano – Juliana Freitas, Miguel Jorge, Laura Abreu e Tomás Camarinho.

Atletismo: AEFN Campeão Distrital de Juvenis e Infantis B

Dia 24 de abril, em Febres, os alunos participaram em mais uma actividade do Campeonato Distrital de atletismo, Desporto Escolar.
Colectivamente, as duas equipas inscritas venceram e individualmente os alunos conquistaram oito títulos e ainda mais 12 subidas ao pódio.
Os campeões distritais individuais são Gonçalo Gonçalves (duas vezes), Carolina Fernandes, Ana Catarina Pinto, Amândio Ferreira, Rui Paulino, Nuno Martins e Guilherme Patrício.
Os elementos das equipas campeãs e também eles campeões distritais, são Daniel Oliveira, Ricardo Matias, André Antunes, Rúben Curado, Gonçalo Gonçalves Bernardo Soares, Rodrigo Vicente e Amândio Ferreira, nos juvenis.
Nos infantis são campeões Rui Paulino, Victor Pinto, Nuno Martins, David Jesus, João Figueiredo, Guilherme Patrício, Riccardo Schindelar, Renato Maia e Francisco Santos.
O próximo compromisso competitivo será o Campeonato Regional que se disputa nos dias 10 e 11 de maio em Vagos.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Foi celebrado o Dia Mundial do Livro na Biblioteca Escolar Cristina Torres tendo por convidado o autor Rui Miguel Fragas que deu a conhecer algumas das suas obras: «Sobre o prumo das falésias», «Não sei se o vento» e «O nome das árvores».
Os alunos das turmas do 11º ano assistiram ainda a uma apresentação sobre os direitos de autor com base na exploração do filme «Direitos de autor na era da Internet», disponível online no site do Parlamento Europeu.
O Parlamento Europeu aprovou, no mês de março de 2019, as regras que visam adaptar a legislação relativa aos direitos de autor à era digital e que irá regular, sobretudo, as plataformas digitais e os agregadores de notícias como o Facebook, o YouTube ou a Google News.
Foi ainda explorado o conceito de licença Creative Commons. Estas são várias licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais, proporcionando uma flexibilidade autoral especificada nas condições da licença pelo qual o autor distribui o trabalho.

Comemorar abril, 45 anos depois...e sempre!

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, foram muitas e diversificadas as actividades que foram desenvolvidas quer na Escola Pintor Mário Augusto quer na Escola Cristina Torres.
Através da direcção do AEFN, a escola Cristina Torres recebeu a visita de dois elementos que tiveram papel activo no Movimento das Forças Armadas que pôs fim a quatro décadas de ditadura. Assim, no dia 23 de abril, os alunos e as alunas do 11ºD e 12ºD, ouviram contar, na primeira pessoa, passagens dos acontecimentos que há 45 anos atrás, alteram a vida dos portugueses. A palavra «Democracia» e «Liberdade» foram as mais pronunciadas pelos visitantes coronel Góis Moço e Jorge Dias, que relataram do seu envolvimento nos acontecimentos, tão importantes na nossa História mais recente.
Uma selecção de poesia e uma das imagens emblemáticas de Cristina Torres em 74 complementaram a actividade.
Na Biblioteca da mesma escola está patente a «Exposição de fundo documental e cartoons» e, no polivalente, um conjunto de imagens que relembram a patrona da escola a viver os dias seguintes ao acontecimento histórico.
No dia 26, ainda na escola sede, houve poesia lida por discentes do 11ºD e professores, nas turmas do secundário e em diversos espaços escolares; no polivalente houve passagem de música de intervenção seleccionada pela Associação de Estudantes da escola Cristina Torres; o coro de professores do Agrupamento interpretou canções de Abril.
A Biblioteca Escolar e o grupo de História da Escola pintor Mário Augusto também comemoraram o 45º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974.
As cantigas de intervenção foram entoadas na Biblioteca Escolar pelos nomes da música de intervenção, entre eles Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira. No dia 24 de abril foi projectada uma apresentação sobre a efeméride e a canção «Grândola Vila Morena» foi projectada em PowerPoint para poder ser cantada em Karaoke.
Na Biblioteca Escolar e no hall estiveram afixados vários qr code, através dos quais os alunos pelo seu telemóvel puderam aceder a músicas como «Trova do Vento que passa», «Grândola», «Os Vampiros», «Traz outro amigo também»; «Filhos da madrugada», entre muitas outras.
No hall da escola foram expostas dezenas de fotografias da autoria do fotógrafo figueirense, Jorge Dias, que retratam a saída das tropas pela calada da noite de 24 para 25 de abril rumo a Lisboa para participarem na Revolução dos Cravos.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL