Câmara e APPACDM juntas em projecto de prevenção do insucesso escolar

Decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura do protocolo de colaboração entre o município da Figueira da Foz e a APPACDM da Figueira da Foz.
O protocolo celebrado tem como objectivo o desenvolvimento do projecto de prevenção do insucesso escolar considerando o elevado número de crianças que apresentam sérias dificuldades de desenvolvimento e de aprendizagem, constituindo a integração plena das mesmas um desafio social que deve ser assumido por todos: famílias, comunidade, sistema educativo e instituições.
O presidente da Câmara, João Ataíde, realçou o empenho na afirmação deste projecto municipal de sucesso escolar que vai ao encontro dos grandes objectivos adjacentes à educação, assentes “na garantia do direito à igualdade de oportunidades, no êxito escolar e na própria lei de bases do sistema educativo, comprometida numa acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade”.
Na sua intervenção, fez a apologia da criação de parcerias multidisciplinares capazes de dar resposta a questões várias e diversas decorrentes do tema da educação, realçando o papel participativo e integrador do Município da Figueira da Foz na adesão e implementação das políticas públicas de promoção do sucesso escolar, qua vão ao encontro das directrizes emanadas pela OCDE.
O público alvo do projecto, considerado por João Ataíde como único e inovador, são crianças integradas em jardins de infância da rede pública, cujos encarregados de educação consintam previamente a sua participação, por forma a identificar os seus pontos fortes e frágeis, com vista ao estabelecimento de programas de compensação destinados a minimizar as dificuldades detectadas antes do início da escolaridade, para acompanhamento especializado em caso de necessidade.
Trata-se, pois, nas palavras do próprio presidente de “um desígnio que envolve diferentes atores no cenário da educação, empenhados num processo de prevenção e de materialização de um direito que a todos assiste, o sucesso escolar”.
Recorde-se que este protocolo hoje assinado se insere num projecto mais abrangente de combate ao insucesso escolar que preconiza a criação de ambientes inovadores - salas de futuro - favoráveis à aprendizagem, o domínio das ciências experimentais - parceria permanente e interactiva com o Exploratório e com a Neurociência, a interacção permanente dos alunos com a região e a implementação de práticas de educação parental que impliquem o comprometimento da família junto da criança.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL