Concelhos da Região de Coimbra recebem Erasmus + do IPC

O Instituto Politécnico de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra celebraram hoje um protocolo de cooperação relativo a estágios Erasmus +, assinado pelo presidente do IPC, Jorge Conde, e o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMRC, João Ataíde.
Através do acordo, a CIM RC, como entidade intermediária, indicará ofertas de estágios destinados a estudantes e/ou diplomados de instituições de ensino superior estrangeiras parceiras do IPC, entre outras contribuições estratégicas para o aprofundamento da cooperação em domínios de interesse comum.
Os locais de estágio serão os municípios que fazem parte da referida comunidade intermunicipal: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares, ou na própria CIM RC.
“A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra está empenhada em proporcionar uma oferta diversificada e de qualidade para todos os seus cidadãos, que seja adequada a cada percurso de vida, através de um trabalho concertado e construtivo com todos os agentes regionais, tornando-se num Território mais empreendedor, com mais coesão social, melhor qualidade de vida e mais riqueza”, refere comunicado da CIM RC.
O IPC, como detentor da Erasmus Charter for Higher Education (ECHE) no programa ERASMUS, promove a formação internacional de estudantes, docentes e outros profissionais das organizações ligadas à educação e formação. Esta formação é realizada através de períodos de mobilidade para estudos e /ou estágios, no caso dos estudantes e para períodos de leccionação e/ou formação no caso de docentes e pessoal não docente.
No caso de períodos de mobilidade para estágios, o Erasmus+ apoia a realização de estágios no estrangeiro por estudantes actualmente matriculados em instituições de ensino superior nos níveis de licenciatura, mestrado ou doutoramento nos países do programa. Os recém-diplomados podem, também, beneficiar destas oportunidades. O período elegível de estágio Erasmus+ tem início a 1 de junho e prolonga-se até 30 de setembro do ano seguinte.
O programa Erasmus+ Educação e Formação visa desenvolver a Europa do Conhecimento, a todos os níveis da educação e formação; contribuir para a internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, promovendo a igualdade, coesão social e cidadania activa.
É também objectivo do Erasmus +, agora disponível em toda a Região de Coimbra, contribuir para alcançar os objectivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, através do desenvolvimento do ensino pré-escolar, diminuição do abandono escolar, melhoria da formação profissional, aumento do número de licenciados na Europa, e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL