Escola Dr. João de Barros iniciou celebrações do 50.º aniversário

No passado dia 25 a Escola Dr. João de Barros iniciou as comemorações do seu 50.º aniversário. Ao logo dos próximos meses, até ao dia 25 de outubro próximo, a escola irá realizar várias actividades nas quais pretende envolver toda a comunidade escolar e entidades institucionais.
A cerimónia inaugural das comemorações aconteceu no salão polivalente da escola com a presença de professores, alunos, pais e encarregados de Educação,
José Castanho, o presidente do Agrupamento de Escolas Zona Urbana da Figueira (AEZUFF), onde a escola se insere, anunciou na sessão o que se propõem fazer, designadamente dar a conhecer o passado daquele estabelecimento de ensino, do «ponto de vista histórico», divulgar «o perfil de um figueirense, poeta, pedagogo e político», o patrono, mas também «chamar ex-alunos, os talentos “incubados”» na escola, mostrando aos mais novos «que a vontade de vencer, não conhece barreiras».
Vão efectuar exposições temáticas, sessões dinamizadas por ex-alunos que são profissionais de sucesso, concursos literários, divulgação da obra de João de Barros, sessões lúdicas, desportivas, musicais, sobre o mote desta data, entre outras.
Na sessão, que contou com diversas intervenções, o presidente da Câmara considerou que João de Barros «ficaria orgulhoso do trabalho» que se desenvolve naquele estabelecimento de ensino, que, disse, «cumpre os seus desígnios de formação, capacitação e de preparação para a vida», sustentou João Ataíde.
Recorde-se que esta Escola entrou em funcionamento no dia 25 de outubro de 1968, com a designação de Escola Preparatória Dr. João de Barros.
Até 1972/73, ano em que se transfere para as actuais instalações, a escola esteve instalada na Rua da Artilharia 2, no antigo Liceu da cidade, assim como na velha Academia Figueirense, na Rua Dr. Santos Rocha.
Desde o ano lectivo de 1994/95 funciona com 2.º e 3.º ciclos, decidido pela Portaria nº 495/95, de 24 de maio, que determina a extinção da Escola Preparatória Dr. João de Barros e criando a Escola EB de 2.º e 3.º ciclos Dr. João de Barros, a partir de 1 de Setembro de 1995.
Desde 1 de setembro de 2003, a escola passou a ser sede do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL