I Jornadas de História da Escola Secundária Bernardino Machado

As I Jornadas de História da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, decorreram hoje no auditório do Museu Municipal.
A organização do evento esteve a cargo dos alunos João Patrão, António Marques e Carolina Marques, da turma A, do 12º ano, com o apoio da professora Teresa Carriço.
A professora Maria Helena Trindade Lopes, doutorada em Antiguidade Oriental, egiptóloga, responsável durante dez anos pelo primeiro projecto português de escavações arqueológicas no Egipto e docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, proferiu uma conferência subordinada ao tema: «A Antiguidade e os seus Paradigmas; A Construção da Civilização dita Ocidental» na qual demonstrou a influência das antigas civilizações egípcia e suméria na construção do judaísmo e do cristianismo assim como de muitos paradigmas da actual sociedade ocidental.
O estudo científico que apresentou, a uma plateia constituída por alunos do 9º ao 12º ano, professores e funcionários da Escola Bernardino Machado, não deixou de ser inovador ao comprovar que muitos dos actuais princípios do cristianismo, católico ou protestante, remontam às primeiras civilizações da Antiguidade e ao III e IV milénio antes de Cristo.
Helena Trindade Lopes leu excertos do Livro dos Mortos (Antigo Egipto), abordou o mito do dilúvio (já existente na civilização suméria), referiu os princípios monoteístas do faraó Akhenaton (1352 a.c. – 1326 a.c.) e de sua esposa Nefertiti e apresentou alguns frescos egípcios relativos à pesagem do coração após a morte dos indivíduos, cujo eterno futuro estaria dependente das suas boas acções.
Deste modo, a civilização ocidental teria as suas origens mais profundas não na Antiguidade greco-romana mas numa época muito mais remota, na antiguidade suméria e egípcia.
O público seguiu a conferência com interesse, sendo que no final os alunos colocaram imensas questões dando origem ao debate que ajudou a compreender a influência do Médio Oriente e de África na construção da sociedade europeia.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL