Pequenos grandes leitores no V Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz

Há já cinco anos que o Município da Figueira da Foz, através da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, e o Grupo de Trabalho Concelhio da Figueira da Foz para a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), promovem o Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz.
Este ano a competição teve lugar a 27 de março, no Auditório Municipal, reunindo 66 alunos do 1.º CEB. Os jovens participantes vieram de 20 escolas dos Agrupamentos de Escolas (AE) do Concelho: AE Figueira Mar, AE da Zona Urbana da Figueira da Foz, AE Figueira Norte e AE do Paião.
Para esta que foi a 5.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz, os alunos leram as obras «A Lenda do Viajante que não podia parar», de Rafael Salméron López e Concha López Narváez, e «Espanta-pardais», de Maria Rosa Colaço. Sobre estes livros versaram, na competição, as prova escrita, uma prova de leitura expressiva e um prova oral de interpretação, realizadas com o apoio dos docentes e colegas que lotaram o Auditório Municipal e que, durante a prova, foram convidados a visitar a Biblioteca e o Museu municipais.
Ainda antes da avaliação do júri - constituído pela coordenadora interconcelhia da RBE, Graça Barão, pelas professoras bibliotecárias Albertina Seco e Júlia Seiça, pela atriz Ana Madureira e pela Chefe da Divisão de Cultura, em representação da autarquia, Margarida Perrolas -, as crianças puderam assistir à peça «O Livro Amigo», do grupo de teatro Lanterna Mágica.
Na entrega de prémios, o vereador da Cultura da autarquia, António Tavares, felicitou todos os participantes por gostarem de ler e incentivou-os a cultivar esse hábito ao longo da vida.
Dos 66 alunos, passaram à final seis dos que acertaram em todas as questões da prova escrita, tendo a seleção ficado assente na resposta à pergunta de desenvolvimento.

E os vencedores foram…

Mónica Seabra, da EB1 do Alqueidão; Belisa Miguel, da EB1 de Abadias e Ana Matilde Cardoso, da Infante D. Pedro.
O Município da Figueira da Foz felicita todos os participantes, professores, escolas, bibliotecas e professoras bibliotecárias, pais, encarregados de educação e educadores pelo trabalho desenvolvido com o objetivo de, promovendo a leitura, ajudar as crianças de hoje - os adultos de amanhã - a escrever um futuro mais risonho.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL