Semana Europeia da Juventude com «porta aberta» para o futuro no CAE da Figueira da Foz

Na Figueira da Foz, a Semana Europeia da Juventude 2017, que decorreu de 2 a 7 de maio, teve o seu ponto alto, quinta-feira da semana passada, dia 4 de maio, no Centro de Artes e Espectáculos.
Centenas de jovens, do ensino regular e profissional do concelho, aceitaram o desafio de participar num programa diversificado, que apostou na divulgação de projetos de intercâmbio não escolar no âmbito do Erasmus + e, ainda, na realização de diversos workshops temáticos, destinados a lembrar aos jovens a importância de adquirir competências para o futuro, explorando as suas potencialidades e talentos.
Realizada com o apoio do Município da Figueira da Foz e dinamizada pela Bonae Spei - Associação Cultural, com sede na Rua de S. Lourenço, 31, Bairro Novo (Figueira da Foz), a iniciativa, promovida pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, contou, na sessão de abertura, com a presença do vereador responsável pelo pelouro da Juventude, António Tavares. O autarca instou os jovens a alargarem os seus horizontes, perseguindo sonhos e fazendo amigos de outras nacionalidades, contribuindo para um mundo com mais pontes do que fronteiras.
“É um clichê mas é verdade: o saber não ocupa lugar e esta é a altura ideal para vocês acumularem experiências e adquirirem experiências que, acreditem, um dia vos poderão ser úteis”, acrescentou, agradecendo a alunos, docentes e escolas pela adesão à iniciativa que visa “abrir as portas do futuro” aos que, não tarda, terão a responsabilidade de o construir.
Hugo Ribeiro, presidente da Adamastor – Associação Cultural e formador da Agência Nacional Erasmus+ - Juventude em Ação, apresentou, no Pequeno Auditório CAE, o programa Erasmus+, que coloca a Europa ao alcance da juventude, com intercâmbios com custos suportados pela União Europeia que permitem aos jovens consolidar a cidadania europeia ao mesmo tempo que desenvolvem inúmeras competências, do conhecimento de novas línguas a experiências de trabalho voluntário em associações ou organização de eventos, entre muitas outras.
“E ainda fazem amigos de muitas nacionalidades e vivem experiências inesquecíveis e, quase sem darem por isso porque se estão a divertir e a viajar e a viver coisas novas, ficam com ferramentas que, mais tarde, vos ajudarão a ter um currículo diferenciado”, destacou Hugo Ribeiro.
A sessão terminou com a oferta de brindes aos presentes, que levaram para casa, também, informação sobre o programa Erasmus +. Após a sessão, os jovens dividiram-se pelos worshops de guitarra, com Luís de Sousa (músico e professor de música na Escola de Artes do CAE); de DJ, com Fausto Carvalho; de organização de eventos, com Paulo Cardoso e Jacinta Silva (Sombra Janota – Associação Cultural e Recreativa – Promotor do Woodrock Festival, na Praia de Quiaios); de dança, com Daniel Sopas (professor de dança da Academia 21); de construção de guitarras, com Daniel Rodrigues (da Luthier - Daro Guitars); a Europa ao teu alcance erasmus+ com Hugo Ribeiro e de “Audiovisuais – Realização, produção e captação”, com Rui Major - realizador e Film Maker.
À saída do CAE, muitos jovens admitiam ter ficado com vontade de explorar mais a oportunidade de viajar e conhecer a Europa com o programa Erasmus +, bem como de participar nas iniciativas locais organizadas para os jovens estrangeiros que, no âmbito do mesmo programa, se deslocam à Figueira da Foz.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL