Dapaval relança «Sol Engarrafado»

O «Sol Engarrafado» é uma marca da Figueira da Foz, da autoria de Manoel Lopes, um comerciante de bebidas e especiarias que na década de 50 do século passado personalizou como uma lembrança da Praia da Claridade e que veio a impor-se como uma bebida generosa e de sabor agradável muito apreciada por todos, particularmente os estrangeiros e veraneantes que faziam férias nesta cidade.
O armazém que possuía era um verdadeiro museu turístico na Rua Dr. Duarte Silva, que contribuiu para o bom nome da cidade naquela época em que a Figueira da Foz era a «Rainha das Praias de Portugal».
O «Sol Engarrafado» foi um ex-libris importante que desapareceu com o falecimento do seu mentor na década de 80.
Passados mais de 35 anos, o figueirense Lourenço Silva, gestor comercial da Dapaval, cuja empresa se situa na mesma rua e a poucos metros do então armazém de bebidas de Manoel Lopes, e porque é também uma pessoa que “valoriza tudo o que é figueirense”, há muito que anda a alimentar este sonho e com o apoio da família começou por registar a marcar, um processo moroso que levou algum tempo uma vez que uma empresa espanhola reivindicava que a marca era sua.
Ultrapassadas as burocracias, o registo foi conseguido, a marca registada é definitivamente figueirense e pertence à Dapaval. Lourenço Silva e a esposa Maria Conceição Silva, apoiados pelos filhos Paulo e Pedro Emanuel e a nora Andreia Monteiro, acreditaram no projecto e o «Sol Engarrafado» é já uma realidade, não esquecendo o apoio da Associação Figueira Sabor a Mar, que vai apresentar no próximo sábado, entre as 17 e as 24h00, no Casino Figueira, este vinho licoroso, integrado na iniciativa «Figueira Doce Figueira», uma mostra/degustação de doces regionais.
“A Figueira da Foz tinha tanta coisa boa que é preciso recuperar. O turismo a isso obriga, não é preciso inventar nada porque a Figueira tinha tudo”, diz Lourenço Silva afirmando que “apenas estamos a relançar um produto que foi nosso”, ainda que a matéria-prima seja oriunda de Almeirim, mas preparada sob a nossa “visualização e métodos”, sendo a comercialização exclusiva da Dapaval.
Para que o «Sol Engarrafado» não desapareça rapidamente, Lourenço Silva garante que uma pipa de 5.000 mil litros deverá ficar cheia até março do próximo ano, “para garantir a continuação do produto”.
O «Sol Engarrafado» é uma marca registada e mais uma lembrança que se junta a outras como as Brisas, que vem enriquecer o leque promocional da Figueira da Foz, que merece ser apoiado por todos os agentes turísticos da região na promoção e divulgação deste produto.

Porquê «Sol Engarrafado»?
A Figueira da Foz sempre foi conhecida como Praia da Claridade graças ao sol brilhante que ilumina a cidade e que no século passado fez do burgo a «Rainha das Praias Portuguesas».
Foi esse sol que Manoel Lopes quis engarrafar e mandar para os quatro cantos do mundo, mas com o seu falecimento houve um interregno de 35 anos, que agora volta a ser renovado.
Este vinho licoroso, com 18% de álcool, é excelente como aperitivo e deve ser bebido entre os 10 e 12.ºC.
Trata-se de um vinho produzido com uvas colhidas e seleccionadas manualmente, que posteriormente são prensadas suavemente para preservar todos os aromas varietais, fazendo depois um estágio prolongado em casco de carvalho, que lhe dão uma cor tawn velha.
Esta nova versão é apresentada em garrafas transparentes que salientam a cor do vinho e um designer gráfico da autoria de Pedro Emanuel.

(José Santos)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL