EDP Distribuição investe 11 M€ na segurança da floresta

Em 2019, a EDP Distribuição prevê investir 11 milhões de euros em acções de inspecção e de intervenção nas zonas de protecção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de distribuição de electricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das populações e das redes eléctricas.
Deste montante, 8,8 milhões de euros estão relacionados com a gestão e limpeza da vegetação em torno das linhas de electricidade e 2,2 milhões de euros em inspecções.
O reforço do investimento face a 2018 (cerca de 33%) está associado ao aumento do número de Planos Municipais de Defesa de Floresta Contra Incêndios aprovados e revistos, a par da subida dos preços destes serviços desde os incêndios de 2017.
Desde 2008, a empresa já investiu um total de 72 milhões de euros na segurança das infraestruturas, com impacto directo na defesa e protecção do património florestal.
A EDP Distribuição está presente em todo o território continental, com 68 mil km de linhas aéreas, sendo que mais de 28 mil km estão presentes em espaços florestais. Há 25 anos que faz a inspecção termográfica das linhas, com voos de helicóptero, para a detecção de pontos quentes, para além da inspecção visual terrestre.
Desde 2006 que recorre a uma tecnologia que mede a distância entre a vegetação e as linhas. Nos últimos anos apostou no desenvolvimento e na aplicação de um algoritmo preditivo de crescimento da vegetação. Em 2018 contabilizou 650 horas de voo de helicóptero. Com a alocação de mais um helicóptero destinado à vigilância das linhas eléctricas, a EDP Distribuição prevê realizar, até ao final de 2019, mil horas de voo.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL