Navigator no board dos líderes globais da sustentabilidade

A The Navigator Company foi eleita para integrar a Comissão Executiva do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), de que fazem parte mais de 200 CEOs de empresas internacionais. A Navigator é a única empresa portuguesa e, também, a única a nível mundial do sector florestal com presença neste órgão de gestão, o que traduz o reconhecimento da mesma como uma empresa líder em sustentabilidade, que assumiu recentemente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2035 (ver aqui).
Mais de 200 líderes mundiais estão reunidos pela primeira vez, em Portugal, no âmbito do Encontro do Conselho do WBCSD que se encontra a decorrer até à próxima quinta-feira, em Lisboa, para debater os desafios, as soluções e os compromissos que visam acelerar a transição para um mundo sustentável.
As empresas que fazem parte do WBCSD são provenientes de vários sectores de actividade, de todos os continentes e das principais economias mundiais, representando 19 milhões de empregados e uma facturação superior a 8,5 triliões de dólares, isto é, cerca de 10% do PIB mundial.
A The Navigator Company tem sido, e em parceria com uma empresa nórdica, co-presidente do Forest Solutions Group, um grupo sectorial de âmbito mundial que impulsiona a agenda do desenvolvimento sustentável e que lançou, recentemente, o Forest Sector SDG Roadmap, documento de referência para o sector florestal neste domínio, de acordo com os objectivos das Nações Unidas.
No âmbito do Encontro do Conselho do WBCSD, a The Navigator Company levará a cabo duas visitas temáticas, nas quais estarão presentes mais de 50 participantes de diversas nacionalidades, em representação de mais de 40 empresas. Uma das visitas, a realizar no dia 17 de outubro, integra uma acção de voluntariado de limpeza da floresta a decorrer na Serra da Arrábida, em Setúbal. A segunda visita será realizada no dia 18 de outubro e irá proporcionar a todos os participantes uma visão do negócio integrado da Companhia, na qual será possível conhecer os Viveiros de Espirra (o maior viveiro florestal da Europa), uma das suas áreas florestais e, também, o complexo industrial de Setúbal, onde os convidados poderão conhecer a maior máquina de papel UWF da Europa.
No âmbito do Encontro do Conselho do WSCSD, e reforçando o compromisso em prol da biodiversidade, o BCSD Portugal – do qual a The Navigator Company é membro – lança hoje, em conjunto com outras organizações empresariais para o desenvolvimento sustentável que integram a Rede Global do WBCSD, a Lisbon Declaration, um acordo internacional através do qual estas organizações se comprometem a trabalhar em conjunto com as suas empresas associadas a nível local, para proteger, promover e restaurar a biodiversidade.

“Para nós a questão da sustentabilidade não é letra morta”

No seguimento da visita aberta à comunidade que a empresa proporcionou a diversas unidades, nomeadamente na Figueira da Foz, António Porto Monteiro destacou a aposta do grupo no vector da sustentabilidade, em diferentes frentes.
Recordando que “somos líderes na Europa, onde temos as duas melhores fábricas do sector”, o director de Sustentabilidade da The Navigator Company referiu que “somos como que o Rolls Royce” europeu, neste segmento de mercado.
Porto Monteiro relevou ainda “os melhores indicadores sócio-económicos” da companhia que representa afirmando que “para nós a questão da sustentabilidade não é letra morta, temos vindo a conquistar diversos certificados”.
Uma aposta que não se centra somente na produção fabril, mas sim em toda a área de acção, como os capítulos da investigação e gestão florestal com a aplicação das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade. “Não somos uma empresa de Lisboa ou Porto, estamos presentes em 165 concelhos”.

“Pioneiros na investigação florestal”

Neste particular, destacou Pedro Matos Silva que “somos pioneiros na investigação florestal, temos uma floresta própria de 120 mil hectares, 100% certificada”. Nesta busca pelas melhores práticas e gestão «verde», o director da unidade da Figueira da Foz explicou ainda a metodologia em curso em passar a melhor e mais actualizada informação aos proprietários de floresta privada com quem o grupo trabalha.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL