A ESCOLA E A POLÍTICA

A política é tema tabu nos corredores das Escolas e muito raramente é abordada pelos programas lectivos.
Então se for política partidária, mesmo que se apresente com uma roupagem coerente com o exercício da cidadania, é tema totalmente proibido!
Tendo em conta que está nas mãos do poder decisório a capacidade para controlar todos os aspecto das nossas vidas, acho estranho vedarmos aos nossos jovens o acesso ao esclarecimento ideológico e à compreensão da dinâmica da gestão da coisa pública, ainda que, de uma forma abrangente e democrática.
É pratica comum criticarmos a arrogância dos políticos, a clubite dos militantes partidários, o comportamento de rebanho por parte do eleitorado e o autismo da restante população.
Mas quando surge a oportunidade de usarmos o direito à participação cívica, ou proporcioná-lo a alguém (como os nossos filhos), desperdiçamo-lo e abstemo-nos completamente de fazer parte das soluções.
As Escolas do nosso Concelho não fogem a essa regra, como temos observado nos últimos tempos, e parece-me que esse é um problema transversal a qualquer força partidária.
Acredito portanto que esteja na hora de todos nós, independentemente dos motivos ideológicos que nos movem, nos juntarmos e propormos à tutela a inclusão de uma disciplina de "Iniciação à Política" nos programas lectivos escolares.
Não é aceitável que andemos a gritar pelas ruas "viva o qualquercoisa...ismo, morte ao qualquercoisa...ismo, votem no qualquercoisa...ismo", sem se fazer uma mínima ideia daquilo que cada um dos "...ismos" defende concretamente...
E já agora, à "Política Básica", defendo também que se ministre uma disciplina de "Princípios Básicos da Economia".
Assim, ensinávamos os nossos jovens de hoje (adultos de amanhã), a governarem-se e a produzirem.
Certamente que dariam também melhores políticos do que aqueles que temos hoje.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL