BITCOIN – Mas afinal como comprar? (Parte 1)

Agora que já sabemos quem criou e as principais características da Bitcoin, vamos finalmente directos ao assunto. Muitas pessoas me questionam: mas afinal como posso comprar? É natural que alguns leitores tenham dificuldade em compreender todo o processo. Não é propriamente como ir ao quiosque do jardim e em vez de comprar uma raspadinha, pedir para trocar alguns Euros por Bitcoin. Por isso decidi explicar de uma forma simples como o poderá fazer.

O primeiro passo é abrir uma conta numa wallet. O que é uma wallet? É basicamente uma carteira online onde pode confirmar e ter acesso ao seu saldo de Bitcoin. Imagine a carteira onde guarda o dinheiro e documentos. A wallet é como a sua carteira, só que com as suas Bitcoins no interior e numa versão digital. E da mesma forma que pode tirar de lá notas para dar a alguém, também pode enviar Bitcoins para uma outra pessoa através da sua wallet (isto explicado de uma maneira simples e numa linguagem não técnica).
Muito bem, o primeiro passo é começar a pesquisar Bitcoin wallets e escolherem uma que é usada em massa e associada a boas opiniões. Isto é muito importante, e mais uma vez queria salientar que ninguém lhe vai ligar para pedir os dados do cartão de crédito pelo telefone e muito menos afirmar que tem de comprar mais se quiser reaver o montante investido até então. Digo isto porque infelizmente estes episódios continuam a acontecer a alguns dos meus leitores e é importante que as pessoas percebam que situações como estas são muito duvidosas.
Quando tiver aberto uma conta numa Bitcoin walltet terá então de decidir quanto quer comprar. Uma Bitcoin custa cerca de 7808 euros no momento em que estou a escrever este artigo. Mas descanse porque não tem de comprar uma unidade de Bitcoin! Esta pode dividir-se até 8 casas decimais, ou seja, 0,00000001 Bitcoin. Esta sua menor fracção é chamada de Satoshi (o nome do seu criador como bem se deve lembrar). Portanto pode comprar 100, metade, um quarto de Bitcoin… O mais importante é compreender que não tem que ser 1 unidade.
E como o meu objectivo é explicar todo o processo de uma forma acessível, penso que será melhor ficarmos por aqui. Assim têm tempo para pesquisar wallets e abrir uma conta. No próximo artigo vou abordar os próximos passos para comprar e enviar Bitcoin através da vossa wallet.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL