BITCOIN – Mas afinal que moeda é esta?

Se já ouviu falar desta tal Bitcoin e teve aquela sensação de que ficou a perceber ainda menos sobre o assunto do que antes, é hoje o dia em que vai finalmente entender um pouco mais sobre esta matéria. Se nunca ouviu falar continue a ler, pois estas serão as moedas do futuro!
Bitcoin é a primeira, e também a mais famosa, moeda digital. Ora a primeira conclusão é então que a Bitcoin nunca foi impressa, ou seja, não existe fisicamente, sendo “apenas” virtual. Contudo este “apenas” em nada lhe retira o valor, pois também as nossas moedas e notas são somente uma representação física de um determinado montante. Simplesmente porque os humanos absorvem melhor o conceito de algo que possam ver e tocar…
Ora, se um mundo sem dinheiro impresso lhe parece distante e improvável, fique a saber um pouco mais sobre a sua história… Há muitos anos atrás os primeiros banqueiros começaram a providenciar recibos às pessoas que ali iam depositar ouro ou metais preciosos, e esses papéis representavam o valor do metal que ali tinha sido depositado. E assim nasceram as nossas notas, simplesmente por ser mais conveniente. Seguindo a mesma linha de raciocínio, já não parece tão descabido antever que o próximo passo seja o desaparecimento das notas e moedas tal como as conhecemos devido à digitalização dos pagamentos.
Porém, se é certo que já entrámos na era dos pagamentos digitais, o que diferencia a Bitcoin de um Euro que utilizou para pagar/carregar online o saldo do seu telemóvel? Uma das maiores diferenças é que a Bitcoin não é controlada por nenhum Banco Central! Ou seja, o seu valor não é controlado por uma instituição como o governo. Se existe uma autoridade central que controla e imprime os nossos euros, esse não é de todo o caso da Bitcoin… E na realidade é esta uma das principais razões que levou a Bitcoin a ser inventada. Não podemos simplesmente emitir mais ou menos Bitcoins para influenciar o mercado. O número máximo de Bitcoins será sempre de 21 milhões, que se espera ser atingido no ano 2140.
Mas quem teve esta ideia e como são criadas estas Bitcoins? E quem as controla?! Perguntas legítimas que explicarei no meu próximo artigo, para tornarmos este tema simples e de fácil explicação. Tal como prometido!

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL