Madrugada

- É ainda noite escura? – pergunto-me!
- Não! Já desponta a madrugada! – respondo-me!
É então que penso que só eu e ela estamos acordados.
A noite dorme profundamente, ouço-a a ressonar baixinho, reconheço-lhe os seus sons inconfundíveis.
Eu e ela encontramo-nos às escondidas da noite adormecida. Dela – da madrugada- conheço-lhe os cicios, as palpitações e até os gemidos e a ela confesso os meus desejos e os meus mais secretos pensamentos – desnudo-me!
Para não acordarmos a noite que é muito desconfiada e tem o sono leve, não me mexo, não falo e só penso quieto e muito baixinho – uma noite acordada é um verdadeiro sarilho!- e ela fica num esforçado silêncio, é assim abraçadinhos e aconchegadinhos que passamos as noites…, eu quietinho e a pensar devagarinho para não perturbar a noite, porque ela tem um sono muito leve, e ela, a madrugada, num sepulcral silêncio a tentar evitar que se instaure à pressa aquela brancura quase de neve.
Eu penso, recordo, conjecturo e devaneio sem fronteiras, ela, tadinha, esforça-se para manter as boas maneiras…
Transcorre neste desassossego a sossegada noite até ao despontar da descarada alvorada que já não é noite cerrada, nem é madrugada, mas também não é ainda dia, é a hora do galo, da galinha, do pintinho e da cotovia e todos juntos espantam a coruja que já nem sequer pia.
É então que eu ainda ensonado te digo: «-Bom diaaaa!» e tu, descontente, respondes-me: «-Até amanhãããã!» Nesse momento, a noite dá meia-volta e volta-se devagarinho para o outro lado, levando consigo o sono para outros tantos que com a chegada dela acabam por adormecer também.
É assim: adormecendo e acordando e acordando e adormecendo que se passa esta vida que noite e dia e dia e noite embalada pela madrugada e enganada pela alvorada se vai sucedendo e acontecendo enquanto nós vamos a pouco e pouco…fenecendo!

* Este texto, foi escrito segundo os termos da ortografia anterior ao recente (des)Acordo Ortográfico.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL