15 propostas apresentadas ao Orçamento Participativo da Figueira da Foz

Foram 15 as propostas submetidas por munícipes figueirenses na primeira fase do Orçamento Participativo da Figueira da Foz 2017. Durante o mês de outubro, caberá aos cidadãos eleitores no Concelho decidir o destino de até 300.000€ do Orçamento Municipal.
O OP 2017 conta com quatro circunscrições no Concelho da Figueira da Foz, cabendo ao projecto vencedor em cada uma delas o montante máximo de 75.000€.

Nesta primeira fase do OP 2017 registaram-se cinco propostas para o OP Cidade (freguesia de Buarcos e São Julião), em áreas tão variadas como estruturas e programas de desporto e actividade física, apoio ao empreendedorismo, protecção animal e educação.
Ao OP Leste (freguesias de Tavarede, Maiorca e Vila Verde) foram submetidas três propostas, dirigidas à arte e cultura locais, sustentabilidade florestal e incentivo à mobilidade suave e à prática de atividade física.
Ao OP Norte (freguesias de Alhadas, Bom Sucesso, Ferreira-a-Nova, Moinhos da Gândara e Quiaios) concorreram duas propostas, uma dirigida às actividades físicas em contacto com a natureza e outra tendo como objectivo a protecção animal aliada a acções pedagógicas.
Ao OP Sul (freguesias de Alqueidão, Lavos, Marinha das Ondas, Paião e São Pedro) candidataram-se cinco propostas, orientadas para a defesa da etnografia local, equipamentos desportivos e infra-estruturas de lazer e actividade física.
Para o presidente da Câmara, João Ataíde, “o Município da Figueira da Foz congratula-se por este nível de participação activa dos seus munícipes no processo de alargamento democrático que é o OP, um instrumento que reconhece aos cidadãos a sensibilidade para melhor aferir das intervenções que podem melhorar o bem-estar das suas comunidades. Muito nos apraz, também, registar globalmente a maturidade e qualidade das propostas, que elegem a integração de pessoas com necessidades especiais, o apoio à actividade física e ao desporto, a cultura e a protecção ambiental e animal como prioridades”.

Próximas fases

A segunda fase do OP 2017 decorre agora até setembro, com a Comissão Técnica do OP a analisar a viabilidade das propostas, assegurando o cumprimento de todos os requisitos de legalidade e exequibilidade técnica e financeira. É o período em que os proponentes podem ser chamados a fornecer esclarecimentos, proceder a ajustes nos projectos ou, até, a fundi-los. A divulgação das propostas validadas será feita até final de setembro.
A votação, que decorrerá durante o mês de outubro, carece de um registo - rápido, simples e gratuito - disponível aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL