2 de maio - 45 anos de Municipalismo em democracia

Carlos Monteiro e André Rocha

A autarquia figueirense assinalou hoje 45 anos da constituição da Comissão Gestora da Câmara Municipal, que dissolveu o executivo de José Jorge de Pinho, que liderou o município desde 1970 a 2 de maio de 1974.
Ainda durante o mês de maio 1974 tomou posse a Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz constituída pelo presidente Cerqueira da Rocha e pelo vice-presidente Rui Alves, acompanhados por outros democratas como Francisco Antunes, José Agostinho Moreira, Vítor Maia, António Correia, Henrique Vieira Gomes, João de Almeida, Joaquim de Sousa e José Martins Pimentel.
Apenas em 1976 foi eleito, directamente por voto popular, o primeiro presidente da Câmara em democracia, José Manuel Leite, pastor protestante, socialista e homem ecuménico.
“Marcou fortemente os primeiros anos do municipalismo democrático, com particular preocupação com o desenvolvimento económico e social das freguesias rurais do concelho”, recorda hoje o executivo municipal.
Esta data foi assinalada pelo presidente Carlos Monteiro e por André Rocha, filho de Cerqueira da Rocha, “para que perdure a memória colectiva”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL