2020 com orçamento na ordem dos 61 milhões de euros

Carlos Monteiro, presidente da CMFF

O orçamento municipal (apresentado em reunião de Câmara hoje de manhã) para o exercício de 2020 é de € 60.927.486, representando um acréscimo de 15,24% (em termos absolutos, € 8.058.493) comparativamente com o orçamento inicial de 2019.
Segundo o presidente da Câmara, “a elaboração do documento foi condicionada, em primeiro plano, pelas consequências do elevado nível de endividamento que obrigou o município a encetar, em 2010, um processo de saneamento financeiro e em segundo plano pelos efeitos do furacão Leslie, que obrigaram o município a assumir elevados custos, não apenas no que respeita à reparação dos danos nos bens e equipamentos públicos, mas também no apoio prestado às famílias mais carenciadas e às associações e colectividades do concelho da Figueira da Foz”.
Carlos Monteiro explica ainda que a aceitação da transferência de competências do município para as freguesias “implica um esforço financeiro traduzido no orçamento”, traduzido num aumento de 46,4% relativamente às verbas comprometidas em 2019 no quadro de delegação de competências.

DESTAQUES:

Educação
Intervenções no Centro Escolar do Bom Sucesso, na Escola Secundária Cristina Torres e beneficiação da Escola EB1 das Abadias.

Saúde
Construção das unidades de Saúde de Lavos e das Alhadas, beneficiação do Centro de Saúde do Paião e adaptação da antiga Escola da Marinha das Ondas para serviços de extensão de Saúde.

Ambiente
Protecção e reabilitação costeira e dunar, recuperação/estabilização do cordão dunar entre a Praia de Quiaios e a Murtinheira, ambos a realizar em parceria com a APA.

Eficiência energética
Aquisição de viaturas eléctricas, melhoria da eficiência energética das piscinas municipais e equipamentos desportivos/culturais.
Reabilitação nos bairros sociais, numa perspectiva de eficiência energética. Investimento de cerca de 2,1 milhões de euros a realizar em três anos, com apoio comunitário (candidatura em processo de apreciação).

Segurança
Despesa na ordem dos 1,25 milhões.
Protecção civil e Bombeiros Sapadores: qualificação de recursos humanos e investimento nas instalações e equipamentos. Aposta em novas tecnologias, na área das comunicações e vigilância.

Mobilidade
Transportes e Comunicações - dotação definida de 3,7 milhões de euros. Requalificação da rede viária municipal.
Pavimentação da estrada de ligação entre a Rua do Farol e a Murtinheira (vulgo Enforca Cães).

Empresas e emprego
Criação de espaços/incubadoras de novas ideias de negócios que conduzam à constituição de empresas e sejam geradoras de emprego.
Requalificação e ampliação do Parque Industrial e Empresarial da Figueira da Foz, investimento de cerca de 10,4 milhões de euros, a realizar em três anos.

Desporto
Apoio a eventos desportivos de dimensão nacional e internacional, nomeadamente dos desportos de praia.
Requalificação de equipamentos desportivos municipais.

Cultura
Dinamização do Centro de Artes e Espectáculos, Museu Municipal, núcleos museológicos do Mar e do Sal, Casa do Paço e Quinta das Olaias.

Dinamização e promoção do Turismo
Investimentos de animação e promoção turística, com especial destaque para as comemorações mais relevantes (Festas da Cidade, Fim do Ano, Carnaval, RFM SOMNII),
Recuperar e restaurar ecologicamente a paisagem da orla marítima do Cabo Mondego para aproveitamento turístico, promovendo-se actividades turísticas, de recreio e lazer.
Potenciar a campanha “Figueira da Foz para Todos” através da sua divulgação junto de públicos-alvo específicos, em mercados nacionais e internacionais.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL