Município apresenta proposta de Estratégia Municipal de Saúde 2020-2021

Foi aprovada por unanimidade, em reunião de Câmara, a proposta «Estratégia Municipal de Saúde (EMS) da Figueira da Foz para o biénio 2020-2021». Trata-se de um documento que surge no contexto da transferência de competências para as autarquias, na área da saúde, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 23/2019, de 30 de janeiro, e que se pretende que seja um instrumento de planeamento estratégico no domínio da saúde.
A EMS 2020-2021 da Figueira da Foz é a primeira a ser apresentada, no contexto dos municípios que integram o Agrupamento de Centro de Saúde - Baixo Mondego (ACES) e a segunda da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS).
Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal, considera “importante e necessário elaborar um documento estratégico de apoio ao planeamento e à gestão, que possa definir prioridades para a promoção da saúde no nosso território” e que “possa contribuir para uma contínua melhoria da qualidade de vida dos/as cidadãos/ãs figueirenses.”
Diana Rodrigues, vereadora da Saúde, considera que o documento foi elaborado tendo em conta uma “metodologia participativa”. O Município contou com a colaboração e os contributos dos parceiros do Conselho Local de Acção Social (CLAS), dos Presidentes de Junta, dos Coordenadores das Unidades de Saúde do Concelho, do ACES, da ARS, entre outros interlocutores locais.
A EMS 2020-21 contempla as linhas gerais de acção, as metas, indicadores, estratégias, actividades, recursos e calendarização para os anos de 2020 e 2021, bem como a definição de prioridades para a promoção da saúde no Município da Figueira da Foz de forma participada, concertada e intersectorial. Encontra-se dividida em cinco eixos de intervenção (literacia em saúde; contextos promotores de saúde; acesso a cuidados de saúde; saúde mental e adições; envelhecimento activo e saudável), a “trabalhar de forma mais robusta” de acordo com Diana Rodrigues.
A proposta de EMS 2020-2021, será ainda submetida a votação na próxima sessão da Assembleia Municipal (28 de fevereiro, às 15h00).

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL