Vereadores Carlos Tenreiro e Miguel Babo reclamam abertura imediata de acessos na Serra da Boa Viagem

Carlos Tenreiro e Miguel Babo, vereadores eleitos pelo PSD, pretendem incluir na ordem do dia da reunião da Câmara Municipal da Figueira da Foz a realizar no próximo dia 18 uma proposta que visa “a tomada de medidas necessárias com carácter urgente para a reabertura imediata das rodovias que dão de acesso à Capela de Santo Amaro e Miradouro da Bandeira na Serra da Boa Viagem”.
Os vereadores recordam que “há mais de 4 meses” que o acesso rodoviário ao Miradouro da Bandeira e Capela de Santo Amaro se encontram vedados ao público por força da ocorrência da tempestade Leslie que causou a queda de inúmeras árvores nas estradas de acesso aqueles locais.
Referem ainda que “não obstante as iniciativas que têm sido tomadas pela CMFF no sentido de ver desbloqueada a referida situação, sabendo-se que a área de jurisdição da Serra da Boa Viagem pertence ao ICNF, certo é que até ao momento, sem que exista uma justificação plausível, nada foi feito para inverter a situação”.
Tenreiro e Babo defendem que “o prolongar do período de tempo com as referidas árvores tombadas e mortas naquele local, em avançado estado de putrefacção, contribui para a propagação de pragas e doenças, atingindo a biodiversidade ali existente, em organismos que não possuem defesas ou mecanismos naturais de controle biológico, determinando graves questões de saúde publica com elevado risco para plantas e animais”.
“Sabendo-se que o número de árvores tombadas localizam-se numa extensão inferior a 1 km e são susceptíveis de remoção num período de tempo máximo duma semana, é inadmissível que ao fim de 4 meses nada tenha sido feito para inverter a referida situação. Toda esta factualidade é, por si só, causadora de inúmeros e avultados danos em termos turísticos, ambientais e de saúde pública, com consequentes e graves prejuízos para o desenvolvimento sócio-económico do concelho”, salientam os autarcas.

Foto: DR/SIG - CMFF

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL