450 músicos em concerto único no «Unidos Musicamos 2019»

A 4ª edição de «Unidos Musicamos 2019» decorrerá na Figueira da Foz de 15 a 20 de julho, contando com a presença de 450 músicos oriundos de 9 bandas filarmónicas do concelho da Figueira da Foz.
Sobre a iniciativa, o presidente da Câmara, Carlos Monteiro, reconhece o valor de todos os que promovem esta actividade “pela excelência de trabalho que vêm desenvolvendo”, referindo ser esta “uma festa em que todos se juntam em partilha, aumentando a sua formação”.
Nesta 4ª edição, para além do já habitual concerto e do desfile das bandas filarmónicas, o evento irá proporcionar uma acção de componente formativa, marcando a diferença no evento. Refere Carlos Monteiro que “quando apostamos na formação de jovens, apostamos na sua cultura”.
Participam as bandas filarmónicas da Sociedade Boa União Alhadense (maestro José Firme), Lares (maestro Paulo Silva), Maiorquense (maestro Bruno Cavaleiro), Sociedade Filarmónica Figueirense (maestro Telmo Carvalho), Sociedade Musical R.I.B. Santanense (maestro Francisco Relva Pereira), Sociedade Filarmónica Paionense (maestro Miguel Alves), Quiaense (maestro António Jesus), Alqueidão (maestro Celso Rama) e Sociedade Artística Musical Carvalhense.
O projecto, que teve início em 2016, este ano propõe-se renovar, diversificando e potenciando a sua qualidade. A chefe de Divisão da Cultura, Margarida Perrolas, referiu que este ano o projecto é ainda mais arrojado, “para além do concerto convidámos 10 professores que estarão a trabalhar, durante uma semana, com 90 jovens oriundos das filarmónicas em masterclass sob a direcção do Maestro André Granjo”.
O presidente da Associação de Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, António Rafael, fez um agradecimento à Câmara Municipal pelo apoio e trabalho desenvolvido, referindo que “estamos ao dispor da Câmara Municipal da Figueira da Foz e das colectividades”. António Rafael manifestou júbilo pela participação da Banda Filarmónica Figueirense, agradecendo pela sua primeira participação no evento.
Dia 20 de julho (sábado) realiza-se um desfile na cidade com todas as bandas filarmónicas do concelho e um concerto à noite (22h00) no Espelho de Água, com a Orquestra de Sopros Unidos Musicamos 2019, unindo 450 músicos.
O orçamento do «Unidos Musicamos 2019» aprovado pelo município local ronda os 19 mil euros.

Programa:

15 a 19 julho
Escola Secundária Dr. Bernardino Machado
09H30 – 12H30 e das 14h00 às 17H00 – Estágio/Masterclass - Direcção Maestro André Granjo

20 julho |sábado
Praça Luís Albuquerque
17H00 - 18H00 - Desfile na cidade
Percurso:
Esplanada Silva Magalhães – Rua Miguel Bombarda – Rua Cândido dos Reis – Rua Bernardo Lopes – Rua Engº. Silva – Praceta Ledesma Criado

20H00 – Concerto da orquestra de Sopros Unidos Musicamos – Espelho de Água

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL