Aniversário da Misericórdia - Obra da Figueira em tempo de Natal

A Misericórdia - Obra da Figueira completou no passado dia 5 de dezembro 179 anos de existência, sendo uma das mais antigas instituições da Figueira da Foz.
Com um vasto património e uma obra solidária de inegável valor social na região, apesar da sua idade, cada vez está mais rejuvenescida, modernizada e com rasgados horizontes bem definidos nas diversas valências que presta aos cerca de 200 residentes permanentes seniores, crianças e jovens, mas também através da sua cantina social que apoia em géneros alimentícios e armazém de distribuição de roupas, calçado, etc., num total superior a meio milhar de pessoas directamente apoiadas pela instituição e os seus quase 120 colaboradores permanentes.
Porque a data de aniversário coincide com época natalícia, a instituição celebra sempre nesta altura o tradicional jantar convívio, um momento de partilha e festa de amizade entre todos que, este ano se realizou nos «Patinhos», em Montemor-o-Velho, onde houve oportunidade para distinguir os trabalhadores (Helena Caneira, Irene Coelho e Adelaide Cantanhede) que completaram as «bodas de prata» ao serviço da instituição, mas também um gesto de reconhecimento para com alguns médicos (Jorge Quadros, Pedro Silva Santos, Pedro Santos, Mariano Pego e João Pego) do Corpo Clínico da Clinica Pedro Santos e Filhos, Saúde Ld.ª, que assegura essa missão junto dos utentes desta centenária instituição de solidariedade social, bem como o responsável da Farmácia Central, Tiago Coelho.
No momento, o provedor Joaquim de Sousa teceu palavras de agradecimento e elogio a todos os presentes pelos relevantes serviços de qualidade que prestam a todos aqueles que recorrem à Misericórdia - Obra da Figueira.
O provedor aproveitou ainda para elencar algumas questões pertinentes na área da solidariedade, dizendo que “há muitos que falam… mas há poucos que fazem”, sem esquecer os inúmeros seminários, congressos e encontros que se realizam em nome da solidariedade, “para gastar milhares de euros”.
Falou de um conjunto de obras de recuperação em curso na instituição para prestar melhores cuidados mas também, na Igreja de Santo António. Muito brevemente, segundo explicou, “arrancam as obras na Casa dos Pescadores, em Buarcos, que vai ser transformado na Pousada Nossa Senhora dos Navegantes e um Centro de Saúde, que deverá estar a funcionar no Verão de 2020”.

(José Santos)

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL