Batel do Sal volta a navegar no Mondego

No âmbito do projecto «À (re)descoberta do cofo e sua arte», o Grupo Recreativo Vilaverdense, em parceria com o Município da Figueira da Foz e a Junta de Freguesia de Vila Verde, bem como com o patrocínio da EDP Produção, promovem o evento «Recriação da travessia, da Morraceira para Vila Verde, no Batel - recentemente cedido pelo Município à Junta de Freguesia de Vila Verde - Sal do Mondego», no próximo dia 14 de setembro, pelas 16h00.
Este projecto, vencedor da 3ª Edição do Programa EDP Tradições, tem como objectivo recuperar a arte de execução do cofo, que costumava ser usado pelos barqueiros e por todos os marnotos do salgado da Figueira da Foz. Servia para levar o seu farnel quando trabalhavam nas salinas e ainda para transportar o peixe que se criava nos próprios viveiros, assim como, enguias, linguados, robaletes, tainhas, camarões, entre outros.
Sobre esta cedência do batel à Junta de Vila Verde, em reunião de Câmara o presidente destacou o “empenho e grande convicação” dos vereadores Carlos Tenreiro e Ana Carvalho em todo este processo.
“Parece que vez é que o batel vai navegar as águas da foz do Mondego, fico muito satisfeito, pena que não tenha acontecido há mais tempo”, disse Carlos Tenreiro.
Também o vereador Ricardo Silva congratulou-se pelo desfecho do processo, enaltecendo o papel dos serviços da Câmara “que conseguiram em quatro meses licenciar (o batel), o que não aconteceu há 12 anos”.
A cedência da embarcação, nestes moldes, foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL