Comemorados 500 anos de foral de Lavos

Dias 17 e 18 deste mês são assinalados os 500 anos do foral de Lavos, localidade elevada à categoria de vila e que chegaria mesmo a ser sede do concelho da Figueira da Foz.
Na apresentação oficial das comemorações a presidente da Junta de Freguesia, Lucília Cunha recordou a tentativa de incluir em orçamento da Junta uma verba destinada a esta iniciativa, pretensão negada em sede de Assembleia de Freguesia.
No entanto, a situação foi contornada através da boa vontade e solidariedade da população, chegando a ser constituído uma comissão (composto por Pedro Duarte, Laura Simões e Susana Carreira) que tomou em mãos a elaboração do programa e busca de apoios financeiros. Os festejos rondam os 14 mil euros.
Nesta festa em Santa Luzia de Lavos participam quatro colectividades – Sociedade Artística e Musical Carvalhense, o Sport Clube de Lavos, o Rancho Etnográfico de Lavos e Oucofra – relevando a vertente gastronómica. Como forma de agradecer a presença mas também como apoio, a comissão organizadora oferece às colectividades um porco que será confeccionado de várias formas. Refira-se, neste particular da gastronomia, a ceia manuelina (dia 17) com sabores e aromas próprios da época recriada.
Quanto ao programa, inicia-se dia 17 às 15h00, no largo junto à Igreja, com um cortejo manuelino. Animação de rua, campo de arquearia, jogos tradicionais para crianças, acampamento militar e Quinta de Aves – Falcoaria serão uma constante, assim como recriações/vivências históricas.
No segundo dia, os festejos iniciam-se às 9h00 no Núcleo Museológico do Sal com uma safra própria do século XVI.
Ainda neste dia, às 11h30 haverá uma missa campal no largo da Igreja, prosseguindo até às 22h00 a programação de animação.
A celebração dos 500 anos do foral de Lavos não se limita a estes dois dias. Para setembro está agendada uma exposição itinerante pelas escolas do 1º ciclo da freguesia de Lavos, com colaboração do Museu Municipal e do historiador Saúl Gomes. Esta mostra poderá mais tarde ser visita sede da Junta de Freguesia.
Para outubro a comissão organiza uma excursão a Évora, ao Paço de D. Manuel, onde foi elaborado o foral em 1519. A 21 de dezembro, encerrando o programa geral, o historiador Saúl Gomes apresenta no Sport Club de Lavos uma monografia de sua autoria sobre o foral e a história de Lavos.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL