Figueira Film Art com 160 filmes e algumas homenagens

Iniciou-se ontem a abertura oficial do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz - Film Art 2019, com um cine-concerto. Aliás, cine-concertos e documentários sobre músicos e músicas farão parte das noites do grande auditório até ao dia 12, sempre com sessões marcadas para as 23h45.
Momentos antes realizou-se a cerimónia solene de abertura, com palavras de saudação proferidas por Luís Ferraz, director do certame, que explicou também que até 15 de Setembro vão ser exibidos 160 filmes.
Já o vereador do pelouro da Cultura, Nuno Gonçalves, falou da importância do cinema que marcou gerações com o Festival Internacional de Cinema na Figueira da Foz, que se iniciou no final dos anos 70 e que decorreu durante quase três décadas, sublinhando que “foi relevante e histórico para a cidade” e deixou “grandes marcas”.
Disse, por outro lado, que a autarquia tem sido muito procurada pelos jovens interessados em desenvolver capacidades no cinema e que isso levou a autarquia a procurar parcerias com a Escola Superior Artística do Porto. Nesse sentido, vai decorrer no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, pela primeira vez e durante um ano lectivo, uma pós-graduação em «Cinema e Audiovisuais», conferida pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Numa parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Centro Portugal Film Comission, esta formação pós-graduada procura uma aproximação crítica e criativa ao cinema. A pós-produção em «Cinema e Audiovisuais» está aberta a licenciados, mas também a detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESAP, atestando capacidade para a frequentar.
Esta pós-graduação confere 60 créditos ECTS, permitindo que os alunos possam prosseguir para o grau académico seguinte, nomeadamente para o curso de Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, igualmente da ESAP. Está também prevista a atribuição de bolsas de estudo.
As inscrições estão já abertas e podem ser efectivadas através do site www.esap.pt ou presencialmente no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

João César Monteiro dá nome a auditório do CAE

No decorrer do Figueira Film Art, vão ser prestadas algumas homenagens, entre elas ao realizador figueirense já falecido João César Monteiro, tendo o vereador da Cultura informado que a Câmara Municipal também vai prestar um reconhecimento ao cineasta em fevereiro próximo, data de aniversário de João César Monteiro, atribuindo o seu nome ao pequeno auditório no CAE.
Nesta sessão de abertura usou também da palavra, em nome dos patrocinadores, Carlos Moita, presidente da ACIFF.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL