II Encontro Nacional de Porta-Bandeiras, Mestres-Sala e Madrinhas de bateria

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Samba A Rainha reúne nas suas instalações representantes de quase todas as escolas existentes a nível nacional. O mote é o convívio e homenagem a três figuras de destaque no mundo do samba: o casal Porta-Bandeira e Mestre-Sala e a Madrinha da Bateria
Representantes de 17 escolas de samba de todo o país vão estar presentes amanhã, sábado, na sede da Rainha, para participar no II Encontro de Porta-Bandeiras, Mestres-Sala e Madrinhas de Bateria.
“Depois do sucesso alcançado em 2018, por ocasião do I Encontro, a direcção da mais antiga escola de samba da Figueira da Foz preparou uma segunda edição do evento, que como seria de esperar ganhou ainda maior dimensão e chegou de facto a todo o território nacional onde se pratica e ensina samba”, adianta a direcção de A Rainha.
Na data de fecho das inscrições estavam confirmadas as escolas Trepa Coqueiro, Morenos, Samba Côco, Vai Quem Quer e Tribal (Estarreja), Juventude Vareira, Costa de Prata, Kankans (Ovar), Unidos de Vila Régia (Albergaria a Velha), Batuque, Amigos da Tijuca, Sócios da Mangueira (Mealhada), Trepa no Coqueiro, Vila Zimbra, Bota no Rego (Sesimbra), além da “vizinha” figueirense Unidos do Matogrosso e da anfitriã GRES A Rainha, que este ano venceu o concurso do Carnaval de Buarcos, Figueira da Foz.
O Encontro de Porta Bandeiras, Mestres Sala e Madrinhas de Bateria “assume-se assim como uma marca forte no panorama dos eventos nacionais ligados ao Samba, e visa promover a amizade, intercâmbio e troca de saberes entre os casais Porta Bandeira e Mestre Sala, bem como madrinhas de bateria, das diversas escolas”.
Historicamente, a Porta Bandeira e o Mestre Sala são dois elementos diferenciados em qualquer escola de samba pois cumprem a missão de transportar, apresentar e defender a bandeira da escola com uma coreografia própria e um lugar destacado em qualquer desfile.
A madrinha - ou rainha, nalguns casos – da bateria é normalmente a principal destaque da escola e ocupa a posição em frente à bateria, também com uma fantasia e uma coreografia totalmente diferente do restante grupo.
O programa aberto ao público começa às 22H00, e inclui actuações de todos os participantes e um animado pagode pela “mão” de Nuno Bastos & Trio Pocket.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL