Com a Figueira da Foz, com os Figueirenses.

Município promove «II Encontros de Cultura e património da Figueira da Foz», dedicados à visita real de 1882

No passado dia 3 de agosto celebraram-se 136 anos sobre a inauguração da Linha da Beira Alta e a visita de Suas Majestades D. Luís I e D. Maria Pia à Figueira da Foz, em 1882.
Atendendo a que o Município da Figueira da Foz, através da sua Divisão de Cultura, se juntou à iniciativa de sinalizar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, durante o próximo mês de setembro realizar-se-á um conjunto de actividades que visa criar oportunidades para melhor compreender o Presente através de uma interpretação comum e mais enriquecedora do passado.
A programação integrará igualmente a agenda das Jornadas Europeias do Património, que terão lugar nos dias 28, 29 e 30 de setembro, este ano subordinadas ao tema «Partilhar Memórias».
Assim, na quinta-feira, dia 20 de setembro, o Município celebra os 136 anos de elevação da vila da Figueira da Foz a cidade, recebendo a escritora Alice Vieira e a editora Cecília Andrade nas 5as de Leitura; no sábado dia 22, o Espelho de Água – Preguiça, junto ao Forte de Santa Catarina, é palco para o espectáculo «Enredo», da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Dia 27, Dia Mundial do Turismo, será inaugurada, no Museu Municipal Santos Rocha, a exposição «Leques – A arte da sedução», que estará patente até 30 de abril de 2019. Ainda neste dia realiza- se um passeio cultural pelo percurso da visita real de 1882.
Na sexta-feira, dia 28, terão início os «II Encontros de Cultura e património da Figueira da Foz», dedicados à visita real de 1882, cujas conferências e jantar evocativo decorrerão na Assembleia Figueirense, terminando no dia 29 com visitas guiadas ao Núcleo Museológico do Sal e Museu Municipal Santos Rocha, aos participantes nas conferências. Igualmente no dia 29, no âmbito do projecto em Rede Artéria, o Bairro Novo será o palco, pelas 21h30, para o espectáculo «Labirinto», criação de Graeme Pulleyn.
O acesso ao evento é gratuito, mediante inscrição obrigatória (https://encontrospatrimonio.wixsite.com/figueiradafoz) visando atrair a participação de investigadores, estudantes, professores e a comunidade. O jantar é aberto ao público e sujeito a inscrição paga.
Durante o evento, os participantes terão acesso a uma selecção de bibliografia relacionada com a temática gastronomia e sociabilidade, estando esta disponível para aquisição.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL