Projectos «Mais Interacções» e «Ser Leirosa, Ser Mais» unidos por uma «Floresta Viva»

Os projectos «Mais Interacções – E6G» e o «Ser Leirosa, Ser Mais – E6G», do Programa Escolhas, dinamizaram a iniciativa «Floresta Viva», no dia 29 de junho, na Mata Nacional do Urso, freguesia de Pombal.
Em resposta ao desafio lançado pelo Programa Escolhas, os dois projectos uniram-se na acção que teve como objectivo dar uma maior consciencialização para a necessidade de limpeza de matas e florestas, assim como a formação de cidadãos mais atentos e proactivos.
Com os incêndios que assolaram Portugal no ano de 2017 ainda em mente, o Escolhas quis também que a reflorestação fizesse parte desta iniciativa. De forma simbólica, os elementos do «Mais Interações – E6G» e do «Ser Leirosa, Ser Mais – E6G» plantaram, simbolicamente, cada um, uma árvore na Mata Nacional do Urso, com o desafio de voltar para cuidar das mesmas.
Garrafas de vidro, latas, cordas, plástico, um saco de cana de pesca, um sofá, uma televisão, esferovite, panos, persianas e um poste/marco foram alguns dos materiais encontrados durante a limpeza do parque de merendas e do espaço envolvente. A iniciativa «Floresta Viva» terminou com jogos tradicionais e um piquenique no parque de merendas da Praia da Leirosa.
Segundo Marisa Amado, técnica do «Mais Interações – E6G», o "objectivo dos projectos é a integração dos participantes do programa na comunidade e envolvê-los com outros grupos". Para a coordenadora do projecto «Ser Leirosa, Ser Mais – E6G», Alexandra Oliveira, esta interacção entre projectos "é uma mais valia", enaltecendo que "a importância destes intercâmbios é haver continuidade".
O Programa Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, pelo Alto Comissariado para as Migrações cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
A sua 6.ª Geração decorre até 31 de dezembro de 2018, com 110 projectos, em 2018, 109 em território nacional e uma experiência internacional no Luxemburgo.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL