Rede Artéria estreia «saal» na Figueira da Foz

O projecto Rede Artéria é liderado artisticamente pelo Teatrão e academicamente pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Durante três anos, com financiamento do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, vai fazer circular em oito municípios da Região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu, oito espectáculos originais.
A Rede junta artistas convidados a trabalhar nos contextos de cada um dos municípios, instituições académicas, agentes e estruturas sociais / culturais. As cinco estreias previstas para 2018 vão ser apresentadas em espaços patrimoniais recuperados ou em processo de requalificação e em equipamentos culturais.
A artista convidada pela Rede Artéria, para o município a Figueira da Foz, é Filipa Francisco que criou «saal», um espectáculo de dança-teatro que resulta de um processo de imersão na realidade local, com recolha de testemunhos de quem trabalhou e ainda trabalha o sal, e junta artistas profissionais e amadores que vão conduzir o público numa viagem poética a um mundo desconhecido.
A estreia está agendada para dia 17 de agosto, pelas 19h00, no Sport Clube de Lavos. Dias 18 e 19 de agosto o espectáculo volta a «palco». A lotação é limitada, a entrada é gratuita, contudo sujeita a reserva para mundoemrebolico@gmail.com / 911 725 359.
O município coloca ao dispor do público uma viatura de 32 lugares, a partir, em cada dia de espectáculo, às 18h00, da Praça da Europa, para que quem vive ou se encontra alojado na cidade, e necessite de transporte, se possa deslocar até ao local do espectáculo.
Depois da estreia, e como acontece com todos os espectáculos criados na Artéria, «saal» será apresentado, em setembro em Belmonte, Ourém e Fundão.
A 29 de setembro, pelas 21h30, a Figueira da Foz acolhe em itinerância «Labirinto», a criação da Rede Artéria para a Guarda, com «assinatura» de Graeme Pulleyn e que aborda a temática das judiarias.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL