Região: Percorrer o universo em Cantanhede

Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão levar o público numa viagem do sistema solar aos confins do universo.

Sábado, de 12, em Cantanhede, oito investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) vão levar o público numa viagem do sistema solar às estrelas e às galáxias. Ignite IAstro – Cantanhede é uma sessão gratuita de comunicação da astronomia e terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com início às 17h30.
Na digressão Ignite IAstro os investigadores do IA estão dar a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas atuais da investigação em ciências do espaço. Em menos de uma hora, vão falar das tempestades no sol, dos planetas que orbitam outras estrelas, das «cidades» de galáxias, do lado escuro do universo, ou dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.
Para o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa): “O gosto pela Ciência está em todos, mas infelizmente a Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses - muito em particular, aos que estão mais longe das grandes cidades”.
No formato compacto dos eventos Ignite IAstro, e seguindo o conceito «ignite», oito investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada, fazendo uma intervenção rápida e estimulante ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens.

João Retrê (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), co-coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do IA, comenta: “O formato «ignite» cativa a atenção de todos pela diversidade e rapidez das apresentações, criando momentos de espectáculo e entretenimento. A expectativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, que são características desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência.”

Esta sessão Ignite IAstro tem o apoio do Município de Cantanhede e é a 19ª de uma digressão por Portugal. A Digressão Ignite IAstro começou em janeiro de 2016 e passou por localidades de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores. Pode ser seguida através da newsletter IAstro e também no Facebook e Twitter.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área em Portugal, integrando investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, e englobando a maioria da produção científica nacional na área.
Foi avaliado como «Excelente» na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).
A actividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2019).

Programa completo da sessão Ignite IAstro - Cantanhede:
http://divulgacao.iastro.pt/pt/evento/ignite-iastro-cantanhede/

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL